Cultura Guarani

CULTURA GUARANI

O intercâmbio entre a escola e o povo Guarani da aldeia Tenondé-Porã, de Parelheiros, se iniciou a partir de um contato feito pelas pesquisadoras Kimy Otsuka Stasevskas e Yanina Stasevskas.

Visitamos inicialmente a aldeia, e formulamos, juntamente com o cacique Vera Timóteo Popygua Guarani, um projeto de troca cultural, que haveria de se materializar inicialmente com a construção da Opy Guasu – Casa de Cultura Guarani – na escola.

Posteriormente o cacique Timóteo, a professora e escritora guarani Giselda Jerá e outros representantes da aldeia visitaram a escola e nos encheram de alegria – o cacique Timóteo fez talvez o mais singelo e importante reconhecimento do significado do nosso projeto e da nossa prática, dizendo-nos que desejava que sua escola, na aldeia, fosse livre como a nossa: que as crianças pudessem circular tão livremente, e que ficasse a todos claro que o aprendizado se dá também no chão de terra, na música, na dança. O cacique aprovou que construíssemos a Opy Guasu na escola – um espaço sagrado para o povo guarani, pois que é o local preferencial de troca e transmissão de cultura – e que também assume, para nós, estatura de sagrado na medida em que representa o nosso respeito às diversas culturas que formaram o nosso povo e o nosso país.

Os guaranis Nilson e Vicente ficaram hospedados conosco por três semanas, construindo a Opy, que foi inaugurada em 25/11/06, no encerramento do 2º. Seminário de Avaliação e das comemorações do jubileu da escola. Recebemos um grupo de crianças e jovens da aldeia, e a Opy Guasu foi consagrada pelo cacique Timóteo em meio à dança e à música guaranis que esperamos reverberem para sempre no espaço da escola.


Menina guarani já paramentada para a consagração da Opy.


Cacique Timóteo fala aos presentes.


De camisa branca, o Secretário de Educação Sr. Alexandre Schneider, ouve a explanação do Cacique Timóteo.


A Ex-Secretária? Cida Perez também esteve presente à inauguração.


Visita à Aldeia Guarani Krukutu

Os alunos e educadores do Ciclo II visitaram, em 22/10/08, a Aldeia Krukutu. Veja algumas fotos em Krukutu ciclo II 2008.


Em setembro de 2007 alunos e educadores da escola visitaram a Aldeia Guarani Krukutu, em Parelheiros, São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *