Vigilantes da Natureza


VIGILANTES DA NATUREZA

A história da Educação Ambiental em nossa escola começou em 1998 quando criamos um grupo de alunos de 5ª à 8ª série, chamados “VIGILANTES DA NATUREZA”, que se reunia semanalmente para discutir e atuar em benefício do Meio Ambiente.
O trabalho de sensibilização era meta fundamental em nossos encontros. Para estimular o grupo, fazíamos lanches naturais, como por exemplo, pão de cenoura, hambúrguer de abobrinha, suco de couve, erva cidreira, beterraba etc.
Procurávamos fazer entender a importância de cuidar do Meio Ambiente que começa no seu interior, no seu corpo e onde vive (casa, rua, bairro, cidade, escola).
Mostrávamos sempre que através de pequenas ações no dia-a-dia garantíamos vida saudável e praticávamos o exercício de cidadania.
Várias ações são desenvolvidas através de oficinas de artes, vídeo, horta, jardinagem, reciclagem, mosaico, tecelagem, pintura etc.
Produzimos viveiros, composteiras, murais, folders e jornais; produzimos papel artesanal, música, rap, concurso de redação com premiação e muita lição.
Estudamos vários textos sobre a história do lixo em São Paulo e entendemos e/ou aprendemos que o lixo deve ser reciclado e gerenciado principalmente em se tratando da cidade de São Paulo, onde se produz 18 mil toneladas/dia de lixo.
O Grupo Vigilantes da Natureza tem a responsabilidade ambiental de cuidar das caixas de reciclagem das salas de aula, regar as plantas, cuidar da horta, vistoriar as torneiras, produzir cartazes enfocando atitudes ecologicamente corretas, enfim cuidar da escola.

Equipe Responsável pelo Projeto:

• Adelina de Barros Carneiro
• Regina Moretti
• Fernanda Moretti Ferrari.
• Elen Cristina Faht


Sementes de Maracujá

Na oficina de Educação Ambiental, os alunos do 1º ano prepararam sementeira de maracujá que foram plantadas em tubetes. Acompanharam todo o processo de germinação e pesquisaram que o maracujá amarelo é originário da América Tropical, com mais de 150 espécies nativas.
É uma planta pendente, que se alastra pelos muros, formando belíssimas cercas vivas. O maracujá é uma fruta muito consumida, cuja polpa, muito suculenta, é usada para sucos, sorvetes, bolos, doces, mousses etc. Sua casca é fitoterápica – fonte de vitaminas e minerais.
Após atingir cerca de 5 cm de crescimento os alunos transplantaram as mudas de maracujá em saquinhos e levaram para plantar em lugar que tenha sol na sua casa ou em uma praça.
As sementes eram tão férteis que todas germinaram. O grupo “Vigilantes da Natureza” ganhou mudas e ainda sobrou um pouco para doar à comunidade.”

Atividade realizada em setembro de 2008. Veja mais fotos em Sementes em tubetes.

Veja fotos do prosseguimento do trabalho, em Vigilantes 01outubro2008.

Professora Adelina de Barros Carneiro


Oficina de Serigrafia realizada em 29/05/08

No dia 29 de maio de 2008 a Professora Adelina coordenou uma oficina de serigrafia para estampar o novo logo da Oficina em camisetas dos alunos. O logo foi concebido por Massumi Guibu, arquiteta e designer colaboradora da escola, umas das coordenadoras da Oficina ARTEcomCIÊNCIA. Veja mais fotos em Oficina 29 de maio.


Grupo vigilantes da Natureza produz Calendário do Advento, reciclando telas de silk screen já obsoletas e molduras recolhidas de caçamba nas ruas…

Dezembro – 2007


Terrário

O Terrário é um ecossistema engarrafado que permite observarmos o ciclo da vida. Essa idéia foi desenvolvida por acaso pelo botânico amador Daniel Ward quando observava uma crisálida de borboleta dentro de uma garrafa. A terra da garrafa tinha uma raiz de samambaia misturada e ela brotou e cresceu. Ele testou outras plantas e concluiu que, com um pouco de luz e umidade, os vegetais poderiam viver por anos num ambiente lacrado.

Parece uma coisa simples, mas graças ao terrário, mudas das mais variadas plantas puderam atravessar os oceanos sem sofrerem danos.

Partindo dessas informações os “Vigilantes da Natureza” desenvolveram uma pesquisa e criaram o seu próprio terrário.

Telas de frapos de tecidos

O grupo Vigilantes da Natureza que tem encontros semanais para conversar sobre a impontância de cuidar do meio ambiente onde vive, confeccionou telas de frapos de tecidos, as quais foram produzidas à acrílica. No próximo encontro cada um deverá dar título à sua obra.
Produzindo arte com reciclagem garante-se um compromisso de trabalho baseado na sustentabilidade. Este é o nosso grande compromisso.