Festa da Cultura 2012: Aprenda a fazer o Pão do Morto

Alunos da tutoria da Regina Munhoz apresetam o resultado de seu trabalhoA tutoria da professora Regina Munhoz está estudando a comemoração do Dia dos Mortos no México. Esse trabalho faz parte da Festa da Cultura 2012, que acontecerá no dia 29 de setembro e terá como tema a América Latina. Uma das atividades dos estudantes foi descobrir como é feito o Pão do Morto, uma das delícias que são servidas durante a festa mexicana.

Abaixo, você descobre como fazer. A Terezinha deu uns toques na receita original e parece que ficou incrível. Será que dá para tentar em casa?

Pão do Morto – Dia dos Mortos – México
(Pan de muerto)

Ingredientes:

1 colher de chá de anis estrelado
3 colheres de sopa de água
10 gramas de fermento biológico seco
½ xícara de leite morno
3 ½ xícaras de farinha de trigo peneirada
1 colher de chá de sal
50 gramas de açúcar
1 xícara de manteiga derretida
6 ovos levemente batidos
1 colher de sopa de água de flor de laranjeira
1 ovo batido
Raspas de uma casca de laranja
Açúcar comum ou açúcar vermelho (para cobertura)

Modo de Preparo

Na noite anterior, coloque as sementes de anis com três colheres de sopa de água em uma panela. Espere ferver, desligue o fogo e deixe descansar o resto da noite até o dia seguinte. No dia seguinte, tire as sementes e as separe. Salpique o fermento sobre o leite morno, adicione a água do anis, adicione açúcar, adicione um pouco da farinha de trigo, o suficiente para fazer uma massinha leve e bem mole. Deixe descansar em um lugar aquecido até que ela cresça e dobre de volume. Em uma tigela grande coloque o restante da farinha de trigo peneirada, com o sal. Bata a manteiga derretida em ponto de pomada com os seis ovos, adicione a água de flor de laranjeiras e as raspas da casa da laranja, com tudo isso na tigela acrescente a massa que dobrou de tamanho e amasse tudo até obter uma massa elástica e lisa. Cubra com um pano úmido e deixe descansar por uma hora ou até que dobre de tamanho.
Depois de crescer, divida o pão e faça a decoração que quiser. No México eles fazem tiras de pão lembrando ossos.

Regina fazendo o pão com seus alunos. De olho na receita

Depois de se deliciar com o Pão dos Mortos, os alunos ainda leram um texto sobre a culinária mexicana e pensaram um pouco sobre ela. Abaixo, o texto e as perguntas que a professora Regina distribuiu para os estudantes.

Culinária mexicana

“Nem só de nachos, guacamoles e burritos vive a cozinha mexicana. Muito pelo contrário. Não é fácil encontrar uma cozinha tão variada e sugestiva. Os primeiros espanhóis que chegaram ao México descobriram uma culinária absolutamente nova: o tomate, o pimentão, o chocolate, o feijão, a abóbora, o milho, o cacau e o peru eram produtos desconhecidos no Velho Mundo. A partir do descobrimento, passaram a ter lugar de honra nos seus hábitos culinários. Da mesma forma, mas no sentido inverso, o
México conheceu a carne suína, o frango, o cordeiro, as laranjas, produtos levados pelos espanhóis para o Novo Mundo. Com a combinação desses ingredientes, nasceu uma cozinha cheia de surpresas: desde as preparações com o marlin até os moles, do pozole ao pargo, das tortillas à birra ou ao cogumelo negro. […] Segundo velhos costumes pré-colombianos, os mexicanos transformam o dia de finados numa festa que gira em redor da cozinha. Este pão (Pan de muerto), decorado com imagens de ossos e caveiras coloridas, faz parte das oferendas deixadas nos cemitérios.”

Fonte: Cozinha país a país – México – Folha de São Paulo – 2006, p. 48.

As meninas da tutoria da Regina colocando a mão na massa

Para pensar e escrever:

Quais alimentos são originários do México?
Quais alimentos foram levados pelos colonizados para o
México?
Observe os ingredientes da receita do Pão do Morto e comente-os dentro de um contexto histórico.

Pãozinho indo ao forno