Alunos do Amorim Lima têm destaque nas Olimpíadas de Matemática 2012

Onze estudantes do Amorim Lima receberam premiação na OBMEP 2012. Eles participaram da prova (que é feita em duas fases) e obtiveram os resultados que você confere abaixo. Esta foi a 8ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e os medalhistas recebem uma bolsa mensal de R$ 100 do CNPq, além de garantirem a participação em oficinas mensais de matemática.

No Amorim, os premiados foram:

Medalha de Ouro:
Caique Cober Souza
Mauro de Azevedo Marques

Medalha de Prata:
Jose Bergamin Rodrigues

Medalha de Bronze:
Ravi Cavalieri Campos

Menção Honrosa:
André Augusto Ferreira dos Santos
Bruna Lopes Bendoraitis
Larissa Docal Spina
Isabel Chapuis Fonseca
Lais Yukari Kaneshiro
Vitor Fernando Novais de Oliveira
Alice Magalhaes Ribeiro

Todos estudantes e também os educadores Maria Silvia e Lilian merecem parabéns!
Abaixo, trechos da reportagem publicada no site da OBMEP. E, para os mais empolgados, as provas anteriores corrigidas estão disponíveis no site deles também. Que tal começar a treinar agora e garantir sua bolsa para 2014?

“É ouro! – “Eu gosto de desafios, qualquer um eu estou dentro”. Caique Cober Souza tem 12 anos e estuda na Escola Municipal de Ensino Fundamental Amorim Lima (zona Oeste) desde os 7. Este ano conquistou medalha de ouro, depois de menção honrosa em 2011. Com a conquista do ano passado, topou um desafio maior e também conquistou uma bolsa do PIC, o que o levou a estudar Matemática, durante um ano, pelo menos dois sábados por mês, em período integral. Agora, com o ouro na mão, vai usufruir da bolsa do CNPQ até a pós-graduação, caso abrace os números como profissão. “O prêmio é bem interessante para o meu currículo, mas por enquanto o que quero é ser jogador de futebol”.

Caique é um dos quatro alunos medalhistas da EMEF Amorim Lima. Seu colega Mauro de Azevedo Marques também levou ouro e outros dois – José Bergamin Rodrigues e Ravi Cavalieri Campos – embolsaram prata e bronze. “O segredo é o projeto que dá autonomia aos alunos e os instiga a ir além daquilo que é exposto em sala de aula”, diz a professora de Matemática Maria Silvia Braga Rios. Ela acrescenta que a participação dos pais e união entre os professores é também fundamental. O projeto da escola foi fortalecido, há três anos, com uma parceria com o Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade de São Paulo (USP).

Maria Alice conta que já passaram pela escola 50 estudantes da USP, futuros professores de Matemática, que fizeram da Amorim Lima mais que um laboratório de ensino da disciplina. “É um espaço de desenvolvimento, não é experimental, eles criaram novas maneiras de atrair o aluno”, conta a professora. Docentes de outras disciplinas, como Português e Ciências, além de Matemática, participaram de cursos na universidade. Para a professora, isso tem uma consequência direta no aprendizado dos alunos. “O mérito deles é ter embarcado no projeto da escola e terem entendido que podem sempre mais”, diz.”