Matrícula para o cursinho preparatório do Amorim Lima

O curso Preparatório para o Ensino Médio é um trabalho voluntário de pais e colaboradores da EMEF Desembargador Amorim Lima. As aulas são gratuitas, acontecem três vezes por semana (no período noturno – entre 18h30 e 21h15 – com um intervalo de quinze minutos) e seu objetivo é preparar os alunos do nono ano a ingressarem nas escolas técnicas gratuitas. Em 2014, dezoito alunos do nono ano do Amorim entraram nas escolas técnicas – sempre com excelente colocação!

Para 2015, ATENÇÃO: as matrículas do Cursinho acontecerão SOMENTE no dia 23 de fevereiro de 2015! É uma segunda-feira, a partir das 19h, com a presença obrigatória do aluno e de um de seus responsáveis. Se possível, traga uma foto 3 x 4 do aluno e uma doação de papel sulfite para impressões de provas e eventuais materiais didáticos. Haverá uma reunião, nesta data, para apresentar a equipe de trabalho e as aulas começarão no dia 02 de março.

O Cursinho é oferecido por professores voluntários

Quais são as escolas técnicas gratuitas de São Paulo?

1) Escolas Técnicas Estaduais, do Centro Paula Souza. Perto de nós temos a ETEC Guaracy Silveira, em Pinheiros, a ETEC Basílides de Godoy, na Vila Leopoldina e a ETEC Raposo Tavares, na COHAB Raposo. Todas as escolas têm excelente ensino médio, além de cursos técnicos integrados, optativos. O aluno presta o vestibulinho para o ensino médio e, se
quiser, na passagem para o 2o. Ano faz a escolha do curso técnico de preferência – se não
quiser fazer curso técnico, cursa só o ensino médio.

2) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – antiga Cefet. É a escola pública
de São Paulo melhor colocada nos últimos Enem’s, e possui altíssimo índice de aprovação
nas universidades públicas. O Ensino Médio é obrigatoriamente integrado ao técnico, cuja
opção já é feita no vestibulinho de acesso. O acesso é bastante concorrido, e fica no Pari –
quem mora no Butantã, vai de metrô e, caminha 15 minutos entre a Estação Armênia e a escola.  O ensino é de altíssimo nível, e 100% dos formandos saem da escola com estágio ou emprego.

3) O Liceu de Artes e Ofícios. É entidade privada e possui ensino médio pago. Mantém
todavia, cursos técnicos integrados ao médio, totalmente gratuitos, com acesso
mediante vestibulinho.

Um dos alunos do Amorim Lima foi primeiro colocado em um Curso do Liceu, em 2014

As escolas técnicas estaduais, a federal e o Liceu são consensualmente as melhores escolas gratuitas de São Paulo, e têm qualidade equiparável às melhores escolas privadas da cidade. O acesso a elas é difícil, mas não é impossível. Com a boa base que os alunos adquiriram na escola, e um ano de dedicação séria e firme, o ingresso é perfeitamente viável. Mesmo aqueles que não pretendem ingressar nessas escolas técnicas podem fazer o Cursinho Preparatório e, dessa forma, ter uma ajuda importante para um melhor aproveitamento do ensino médio convencional.

Os organizadores do Cursinho avisam que o apoio dos familiares é sempre fundamental nesse último ano do Ensino Fundamental.  O aluno precisa de espaço e de tempo para estudo, precisa de horário adequado de sono e tranquilidade para exercer suas funções escolares. É um ano de esforço conjunto que certamente renderá muitos frutos futuros.