Emoção, conhecimento, Inclusão

No dia 29 de junho aconteceu na Amorim Lima o “Inclusão é para Todos”, organizado pela Comissão de Inclusão de nossa escola.

noticia_inclusao_640_x_360

O encontro reuniu cerca de 50 pessoas entre famílias, alunos, professores, integrantes da Comissão de Inclusão e contou com a participação de Ana Claudia Domingues – Conselheira do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPP); Cristina Brandão – Conselheira da Fundação Dorina Nowill para Cegos; Regiane Nascimento – Idealizadora do Projeto Arte e Viver; Raissa e Cleiton – Professores de dança do grupo “De Rodas para o Ar”; Jô Nunes – Palestrante e autora do livro “Mãe Coragem” e Gilberto Frachetta – Associação Educação Cidadã.

A abertura do evento ficou por conta de uma apresentação de balé da equipe do grupo De Rodas para o Ar, composta por três cadeirantes e o professor Cleiton. Após a apresentação que emocionou os participantes aconteceu uma pausa para um caldinho de feijão e canjica.

Depois da pausa aconteceu uma apresentação musical do Alan, rapaz com Síndrome de Williams, que conseguiu se alfabetizar quando entrou para uma orquestra e precisou ler as partituras das músicas.

A Diretora da Amorim Lima, Ana Elisa abriu a sequencia de palestras do evento. Logo após a Comissão de Inclusão se apresentou para a Comunidade expondo os objetivos da Comissão e o que foi feito e conquistado até o momento.

Entre as conquistas estão a criação de um grupo de comunicação e um no Facebook. A participação da Comissão de Inclusão no Conselho da Amorim Lima; a liberação e organização da Sala de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (SAAI); uma Oficina de Argila para alunos da SAAI e a participação em eventos em outras unidades escolares ou palestras, como a que aconteceu na EMEF Mal. Deodoro da Fonseca e no CineCentro – Palestra Incluindo Samuel.

Dando sequência nas apresentações a Patricia e o Peter da Diretoria Regional de Educação (DRE) Butantã explicaram o processo de contratações de estagiários e auxiliares. Atualmente existe cerca de 760 crianças deficientes com laudo médico na região do Butantã. Na Amorim Lima temos cerca de 40.

Foi mencionado também a importância do trabalho em rede entre as Secretarias Municipais da Saúde e da Educação.

Confira uma Galeria de Imagens do evento.

 

Em seguida a Professora Priscila Oliveira explicou como funciona a Sala de Apoio ao Aluno de Inclusão (SAAI) e sua importância para desenvolver os alunos e ajuda-los na inclusão e participação das aulas nos salões e oficinas.

Finalizando o evento, contamos com a palestra motivadora da Jô Nunes, que escreveu um livro sobre sua experiência de vida, no qual onde ela expõe as vivências com sua filha que tinha Síndrome de Williams. Ela ressaltou a importância de criarmos as crianças para serem independentes na medida do possível.

Os participantes também puderam a exposição artística Arte e Viver e Apreciar as Diferenças – “Do mundo Imaginário para a Vida Real” de trabalhos feitos por autistas.

Bia Azevedo, mãe do João Ricardo do terceiro ano da tarde foi ao evento para conhecer e saber mais sobre a inclusão. Para ela o encontro foi uma ação para toda a família. Bia também ressaltou que “o assunto pode parecer adulto, mas as crianças entendem e podem se identificar com o universo do que estava sendo conversado e mostrado, afinal, todos lutamos para ser diferentes em um mundo que nos normatiza”, completou.