Carta em reposta à “notificação” contra a Semana de Gênero

Nos dias 25, 26 e 27 de outubro aconteceu em nossa escola a SEMANA DE GÊNERO. Foram várias atividades, debates, dinâmicas e rodas de conversa entre alunos, professores, funcionários, familiares e especialistas no assunto, convidados especialmente para estas discussões.

noticia_logo_amorim_640_x_360

Esta Semana de discussão sobre Gênero aconteceu em decorrência de uma demanda de alunos, educadores e familiares e antes de ser realizada foram ouvidas sugestões de todos os segmentos, ou  seja foi uma construção coletiva e democrática.

No dia 25 aconteceu uma mesa aberta a toda a comunidade, no horário noturno e amplamente divulgada pelos canais de comunicação da escola, cujo tema foi: GÊNERO E EDUCAÇÃO. A escola recebeu uma carta denúncia, do vereador Ricardo Nunes (PMDB), se posicionado contra esta discussão de Gênero na Escola, acusando-a de ilegal e exigindo a suspensão das atividades, assim como pedia nomes dos envolvidos nos trabalhos. Clique e aqui para ver uma cópia da carta do vereador.

 

Leia abaixo a carta enviada pela escola à Diretoria Regional de Educação:

 

São Paulo, 26/10/2017

À Diretoria Regional de Ensino do Butantã

A/C Srª Supervisora Sônia Marcondes

Frente à notificação recebida do Sr Vereador Ricardo Nunes em 25/10/2016, temos a informar que a EMEF Desembargador Amorim Lima está realizando algumas atividades que se relacionam ao Plano Nacional de Educação e ao Plano Municipal de educação, a saber:

“Art 2º  São diretrizes do PNE:

III – superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação;

V – formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores morais e éticos em que se fundamenta a sociedade;

VII – promoção humanística, científica, cultural e tecnológica do País;

X – promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental.”

“Art 2º São diretrizes do PME:

III – superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação;

VI – formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores morais e éticos em que se fundamenta a sociedade;

VII – promoção da educação em direitos humanos;

VIII – promoção humanística, cultural, científica e tecnológica do Município;

X – difusão dos princípios da equidade, da dignidade da pessoa humana e do combate a qualquer forma de violência;

XI – autonomia da escola;

XIV – desenvolvimento de políticas educacionais voltadas à superação da exclusão, da evasão e da repetência escolares, articulando os ciclos e as etapas de aprendizagem, visando à continuidade do processo educativo e considerando o respeito às diferenças e desigualdades entre os educandos.”

O estudo desenvolvido nessa semana inclui diferenças, diversidade, respeito e valores morais e éticos, foi organizado partindo dos questionamentos e necessidades dos estudantes no cotidiano escolar. O grupo de educadores organizou as atividades conforme a faixa etária e o processo de desenvolvimento das crianças, todas em consonância com os princípios legais e com o Projeto Político Pedagógico.

Informamos ainda, que as atividades propostas foram discutidas junto à comunidade escolar, em colegiado e reunião convocada especificamente para esse fim.

Desta forma, reiteramos que a temática desenvolvida é de fundamental importância para toda unidade escolar, uma vez que promove reflexões para uma prática cada vez mais respeitosa e solidária, na qual a diversidade, a ética e a promoção dos direitos humanos são princípios que norteiam a equidade e dignidade da pessoa humana.

Atenciosamente,

EMEF Desembargador Amorim Lima

 

Clique aqui para ver a carta enviada pela Diretoria Regional de Educação Butantã para a assessoria parlamentar.