Oficinas de música

A Festa da Cultura, que aconteceu no dia 24 de setembro foi o ponto de chegada de um processo que se iniciou no mês de março, com a escolha do tema da Música feito pelos alunos por meio de uma assembleia.

noticia_oficina_convidados_640_x_360_paulo_01

A partir disso todas as tutorias trabalharam o tema. A turma do 9º ano da tarde, por exemplo, recebeu a visita do músico Paulo Padilha, que montou a oficina Sambadrops. Paulo Padilha é formado em composição pela Faculdade de Música da Universidade de São Paulo (USP), e foi um dos criadores do Aquilo Del Nisso, atuando como baixista, arranjador e produtor.

Nela eles trabalharam os ritmos dos instrumentos primeiro por voz e depois com cada instrumento. Durante a oficina eles receberam uma visita inesperada do Lucas, aluno do primeiro ano, que estava no horário do recreio e que sempre está acompanhado de sua uma gaita. Ele contou ao professor Padilha e a turma a história de como aprendeu uma música e além de tocá-la e explicou quem era o compositor. Paulo Padilha montou ali mesmo, naquele momento, um arranjo com os alunos do 9º ano para acompanhar o aluno visitante. A oficina foi acompanhada pelos professores Pedro e Cristina.

noticia_oficina_convidados_640_x_360_paulo
Paulo Padilha e o aluno Lucas.

Outra visita aconteceu com a turma do 1º ano da tarde. A cantora, compositora, regente, arranjadora e preparadora vocal, Tarita de Souza promoveu uma oficina que trabalhou com percussão corporal e canto. Tarita explicou que “primeiro pesquisamos todos os sons que poderíamos fazer com a boca, sons e ruídos e então cada criança apresentou um som diferente e fomos somando ao grupo. Depois fizemos o mesmo percutindo no corpo, palmas, estalos e pés”.

Depois desta parte Tarita apresentou ao grupo uma kalimba de bambu, uma ocarina minúscula e o pandeiro. Com estes instrumentos fazendo o fundo sonoro eles fizeram a brincadeira da “estátua”. Tarita destacou que “foi bem legal, porque cada instrumento sugeria movimentos diferentes”, completou.

noticia_oficina_convidados_640_x_360_tarita
Brincadeira da estátua com Tarita tocando a kalimba.

A turma também aprendeu um pouco sobre a função de regente conhecendo os sinais e montando um pequeno coral, o qual foi regido por algumas crianças. Para finalizar cantaram e dançaram o “Baião de Ninar” composto por Edino Krieger acompanhados de palmas.