Auto de Natal na Amorim Lima

Auto de Natal da Amorim Lima acontece neste sábado, dia 10 de dezembro, às 15h30. Venha participar e se emocionar!

noticia_auto_640_x_360

O Auto de Natal é uma das festas mais emocionantes da Amorim Lima. Nela, o nascimento de Jesus é representado pelas crianças, pelos pais e pelos professores. Para além da questão religiosa, esse é um momento de conexão entre todos os que trabalharam durante o ano na melhoria da nossa escola. É o momento de agradecer ao tempo e empenho de cada um que fez algo pela Amorim Lima para torná-la um espaço ainda melhor.

Esta é a festa na qual alunas e alunos do Ciclo I representam o tradicional Auto da Lapinha. Com raízes nordestinas e que trazem ainda traços medievais, a encenação é dividida em pequenos atos que vão desde a chegada de Maria e José, ao estábulo, até sua saída, passando pelo nascimento de Jesus e sua adoração.

Quando o menino Jesus entra na quadra, todos param de falar. Nos olhos do bebê escolhido, entre os filhos da própria comunidade, renova-se a emoção ano após ano. E embora a história do Auto de Natal seja conhecida, há sempre a surpresa da empolgação das crianças.

Originalmente inspirado e orientado por Lydia Hortélio, etnomusicóloga e especialista em cultura da criança no Brasil, o Auto, hoje, é organizado pelos educadores e pais. Assim como o menino Jesus, os demais papéis – como de Maria, José e dos Reis Magos – também são desempenhados por pessoas da comunidade Amorim Lima. As crianças do Ciclo I atuam como rebanho de ovelhas, pastores, floristas, anjos… A música, com sanfoneiro e percussionistas, é cativante. No final, há uma dança coletiva que coroa, de forma muito vibrante, os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano.

Tradição – Legado português, o culto ao Menino Jesus é encontrado em todo território nacional, seja nas festas do Divino, durante as quais um menino é coroado rei, seja nas várias formas de Pastoris e Presépios que se realizam só durante o ciclo de festas do Natal, bem como na tradição das Lapinhas em casa que povoam as lembranças da infância de muitos de nós, e que hoje vão rareando cada vez mais. Tradição com profundo significado ela é representativo da índole do povo brasileiro, tão naturalmente afeito à criança e pronto a ver nela a grande inspiração.