Laboratório de Ideias

A Amorim Lima finalizou no mês de março o Laboratório de Ideias. Ele foi montado com doações de vários equipamentos e permitirá aos estudantes e educadores trabalharem em conjunto atividades “Mão na Massa” e linguagens de programação visando uma ampliação dos roteiros de pesquisa.

noticia_lab_640_x_360_01

O Laboratório de Ideias é um espaço para se pensar em conjunto. É um laboratório que por meio de processos colaborativos de criação, compartilhamento do conhecimento, e do uso de ferramentas de fabricação digital permite o desenvolvimento da criatividade, aprendizado e inovação acessível a todos interessados em criar, desenvolver e construir projetos.

Ele vem sendo construído na Amorim desde 2015. Ele está equipado com duas impressoras 3D, uma cortadora a laser, plotter de recorte, fresadoras CNC, computadores com software de desenho digital CAD, equipamentos de eletrônica e robótica, e ferramentas de marcenaria e mecânica.

Em 2015, três professoras de nossa escola: Maria Silvia, Lilian e Flávia começaram a se envolver e entender como o Laboratório de Ideias poderia potencializar as atividades dos estudantes. Começaram a participar de encontros de formação e discussão da Cultura “Maker” como é conhecido este movimento mundialmente.

Assim iniciaram um processo, em agosto de 2015, com sete alunos que envolveu experimentação das tecnologias disponíveis e compartilhamento de ideias e processos. Em 2016 elas ampliaram para 25 alunos sendo um de cada tutoria da escola. O foco sempre foi ampliar os Roteiros de Pesquisa dos estudantes.

Maria Silvia ressalta que “nós professores que idealizamos o projeto Laboratório de Ideias entendemos que o conhecimento não deve ser apenas aquele delineado no currículo oficial. Devemos proporcionar aos estudantes novas portas de entrada para ampliar seu aprendizado como as novas tecnologias e a linguagem de programação, a fim de que ao elaborar seu projeto autoral  utilize os conhecimentos adquiridos ao realizar os roteiros, no convívio na sociedade ou em qualquer outra situação de suas vidas”.

noticia_lab_640_x_360_02

Para 2017 o projeto vai oferecer formação para as professoras e professores da escola para que possam utilizar o laboratório em conjunto com os estudantes. Cada tutoria poderá utilizar o espaço como melhor se encaixar dentro do trabalho de cada uma delas.

O laboratório também contará com o apoio de professoras e professores, profissionais de diversas áreas que atuarão voluntariamente para o trabalho com toda a comunidade Amorim Lima.

O projeto foi divido em quatro etapas, inicialmente atuando com os estudantes do 6º ao 9º:

– Atividades Preliminares
– Atividades de Exploração
– Projeto Dirigido
– Projeto Autoral

As Atividades preliminares são para conhecer e aprender a utilizar o Aplicativo Seesaw, uma espécie de agenda eletrônica para registros. Com ele os estudantes podem “mostrar o que eles sabem” utilizando fotos, vídeos, desenhos, textos, arquivos e links de páginas da web entre outros tantos registros. Também estão nas atividades Preliminares aprender conceitos básicos de elétrica e eletrônica.

As Atividades de exploração envolvem o uso dos novos equipamentos como a impressora 3D, a cortadora laser, programação de Arduino (uma interface eletrônica que permite comandar e gerenciar equipamentos) e utilizar esses conhecimentos para elaboração de peças, protótipos e experimentos. Foi com estas atividades que os alunos construíram, por exemplo, o “Sapo Elétrico” feito de origami e a “Banana Musical”.

Os Projetos Dirigidos vão permitir que estudantes e educadores coloquem em prática o potencial do Laboratório de Ideias.

O 6º ano vai desenvolver o Projeto “Irrigação”. O objetivo é elaborar uma maquete de como poderíamos captar a água do telhado da quadra para irrigar a horta com sensores de umidade. Este projeto se conecta com os roteiros – Água, Usando o solo, Contos e causos e Você é o repórter.

A turma do 7º ano está preparando o Projeto “Do armazém ao supermercado”. Este projeto tem por objetivo construir três maquetes simulando um “armazém”, seu entorno arquitetônico, vestimenta, etc. Os armazéns contarão com os produtos consumidos/vendidos nos anos 1900, 1950 e 2000. Conecta-se com o roteiro – Hábitos alimentares e Industrialização do Brasil.

O Projeto “Árvore das Palavras” será desenvolvido pela turma do 8º ano. O projeto pretende construir um painel inspirado nas figuras que se ”movimentam” criados por Escher. Esse movimento poderá ser por sensores ou circuitos elétricos,  de modo que apareçam palavras. Essas palavras deverão ser utilizadas para criar uma poesia, uma narrativa ou um conto, que será colocado em uma árvore ao lado do painel. Conecta-se com o roteiro – Energia e movimento e Poema e canção.

O 9º ano desenvolverá o Projeto “Legado”. Este projeto tem por objetivo construir diversos equipamentos para o laboratório de ciências, para o laboratório de ideias e para a escola em geral, como por exemplo, microscópios, caixa de som, lixeiras automáticas, etc.

A ideia do Projeto “Autoral” é se colocar como uma opção para o trabalho final do 9º ano. Com ajuda de um professor orientador os alunos elaboram um projeto a partir de um problema buscando soluções.

Acompanhe aqui em nosso site o desenvolvimento do Laboratório de Ideias e todas as novidades.

Conheça mais sobre a cultura Mão na Massa. http://porvir.org/especiais/maonamassa/