Mandalas de outono

Em uma atividade em grupo, estudantes constroem mandalas com elementos da natureza.

slide_mandalas_640_x_360_01

A professora Juliana do Ciclo Intermediário estava, em uma tarde neste mês em uma atividade com um grupo de estudantes de sua tutoria e das tutorias da Bernadete, Rodrigo e Rafael, quando inspirada pela estação, no momento em que a luz do sol brilhava mas o vento gelado já começava a esfriar o clima, após uma roda de conversa propôs às crianças que brincassem de construir mandalas com elementos da natureza.

Conversaram, conforme contou Juliana, um pouco sobre o outono e as marcas típicas dessa estação, como por exemplo, as folhas caindo secas sobre a terra. Os estudantes se dividiram em grupos e a professora apresentou algumas fotos de mandalas de folhas, flores e pedras. “As crianças mostraram-se muito animadas com as possibilidades e logo saíram pela escola para procurar os elementos disponíveis pelo chão. Combinamos de construir os desenhos no deque para que pudéssemos contemplá-los após finalizá-los”, completou a tutora.

A atividade durou cerca de uma hora. Juliana destaca que “as formas possíveis e simétricas e os recomeços necessários no momento da montagem fizeram com a que a imaginação fluísse e o trabalho em conjunto acontecesse de forma natural e espontânea”.

Segundo a professora, a expressão dos rostos e corpos dos estudantes mostrava o interesse e a importância que estavam dando para aquele momento, para aquela brincadeira de olhar para a natureza e construir com ela novas formas de aprender, ser e estar no mundo.

Confira uma Galeria de Imagens da atividade.