Projeto Horta

Os estudantes do primeiro ano do período da manhã vem desenvolvendo desde o mês de março o Projeto Horta.

slide_proj_horta_640_x_360_01

O Projeto Horta é o projeto central de alfabetização das quatro Tutorias do período da manhã: Anna Cecília, Adriana, Rose e Silvia e está sendo desenvolvido em uma parceria com a Comissão de Horta, Alimentação e Sustentabilidade da escola. Esta é uma das parcerias que estão no planejamento de trabalho destas tutorias do período da manhã.

No mês abril uma das atividades do Projeto Horta foi a produção de maquetes. Os estudantes participaram de ações de plantio, de cuidados com a horta, estudaram alimentos. Cada maquete tem uma legenda que registra os elementos que as crianças observaram na Horta da nossa escola, agregando as histórias que têm vivido, como por exemplo, a experiência do Projeto Passarinhar.

Em grupos, os estudantes montaram as maquetes utilizando argila, materiais reciclados, folhas recolhidas do jardim, entre outros materiais.

Anna Cecília destaca que “o mundo dos textos e palavras é fascinante! Queremos que nossas crianças sintam isso e possam perceber, no corpo e na alma, as possibilidades incríveis do ‘ler e escrever’, coisas que as mobilizam. A tutora Anna Cecília explica que a isso chamamos “Alfabetização de Sentido”.

O Projeto Horta seguira até o final do ano letivo com muitas outras atividades. Neste mês, as turmas estão finalizando um minhocário.

Confira uma Galeria de Imagens das maquetes.