Seder “Liberdade e Justiça para Todos”

Judeus progressistas ligados a movimentos sociais em Israel e no Brasil promoverão, nesta terça-feira, dia 18 de abril, das 19h às 21h30, em conjunto com a EMEF Desembargador Amorim Lima, um SEDER DE PESSACH, expressão cultural de uma das etnias que compõem a nação brasileira, além da especificidade de ser parte de uma comunidade mundial que compartilha história, tradições e valores bastante diversos, além de ter seguidores da religião judaica, bem como de outras vertentes espirituais (a etnia não se confunde com a religião).

noticia_seder_640_x_360

O Pessach é a celebração da Páscoa judaica, a festa da libertação do cativeiro no Egito. Neste ano, em que se completam 50 anos da ocupação israelense desde 1967, da parte da Palestina conhecida como Cisjordânia, incluindo Jerusalém Oriental, há um movimento criado por israelenses que apelam aos judeus na Diáspora por “Save Israel, Stop the Occupation – SISO”, que visa sensibilizar as pessoas para a noção de que salvar Israel só é possível pondo fim à ocupação. No Seder utilizaremos partes da Haggadah (o livro com roteiro do ritual) desenvolvida pelo SISO, com textos de celebridades judaicas humanistas e universalistas.

Este SEDER será em celebração à luta de todos os povos e grupos sociais por liberdade e justiça.

A programação terá vídeos e músicas que celebram a liberdade e a justiça, inclusive da Marcha das Mulheres israelenses e palestinas em outubro. O núcleo será a Roda de Conversa : dezenas de convidados especiais farão falas curtas sobre a sua perspectiva dos seus movimentos sobre a importância de uma solução justa para o conflito Israel-Palestina, e sobre analogias com questões brasileiras e universais.

Teremos lideranças do movimento negro, e de movimentos indígenas, quilombolas, religiões afrobrasileiras, e outras minorias que vêm tendo seus direitos atacados no momento atual brasileiro e mundial, inclusive com convites a lideranças palestinas.

Falas mais completas serão gravadas em vídeo para difusão posterior pela internet, e fortalecimento desses movimentos sociais, e do SISO. As imagens e entrevistas serão captadas pela Imagem Vídeo.

As conversas espontâneas no evento serão sementes para uma difusão dos temas da questão Israel-Palestina para escolas brasileiras; das questões universais de opressão que vêm se tornando mais graves no mundo inteiro, incluindo o nosso país, e para entendimento, por analogia, dos impactos de processos históricos internacionais sobre a violência exercida sobre os povos.

Número limitado a 200 vagas presenciais, com preferência para famílias do Amorim Lima e para convidados dos organizadores. Será feita transmissão pela internet, com participação remota de pessoas de outras cidades e países que compõem o SISO em Israel e em outros países.

Pessoas que não seja possível ter conosco no evento presencial, poderão estar presentes indiretamente, gravando vídeos para serem agregados aos vídeos gerados no evento, na construção de um documento audiovisual que será publicado e difundido amplamente.

Todos, presentes ou ausentes, receberão um link com uma curadoria de textos e vídeos dos conteúdos do SEDER, e de conteúdos do contexto, do “Save Israel, Stop the Occupation”, e do #NãoEmNossoNome
“Todos os dias deve o homem sair do Egito” (Martin Buber)