Passarinhar especial no Instituto Butantan

Estudantes dos primeiros e segundos anos de nossa escola fizeram uma atividade especial do Passarinhar no Instituto Butantan.

slide_avistar_640_x_360_01

O evento aconteceu durante o AvistarBrasil, encontro anual de observadores de aves, com oficinas, feira, congresso, atividades culturais e educacionais. A pesquisadora científica, Erika Hingst-Zaher, do projeto #vempassarinhar da equipe do Museu Biológico do Instituto Butantan, e parceira do Passarinhar da Amorim Lima abriu um horário especial para as nossas crianças.

As fortes chuvas da sexta-feira deixaram dúvidas quanto a possibilidade da realização do Passarinhar. No entanto, no sábado, dia 20 de maio, a chuva deu uma trégua, permitindo que os estudantes que foram até o local com seus familiares tivessem a oportunidade de participar da atividade de observação de pássaros.

Muitos haviam estado no Passarinhar na Amorim Lima no mês de março. Os organizadores do evento no Instituto Butantan, por conta das chuvas do dia anterior optaram por não entrar na mata como previsto inicialmente, devido a lama formada com a chuva.

Isto não impediu o sucesso da atividade, pois a proximidade das árvores e o horário, a partir das 8h, permitiu que se observasse uma maior quantidade de indivíduos e espécies diferentes de pássaros.

O passeio já começou com a presença de papagaios, que chamaram bastante a atenção das crianças. Sanhaços-cinzentos, Bem-te-vis, Sabiás-laranjeira, Sabiás do barranco e Neineis (pássaros muito parecidos com os Bem-te-vis) foram vistos e ouvidos, além de muitos outros passarinhos e também saguis que habitam aquela região.

Os observadores especialistas levaram pequenas caixas de som para reproduzir o canto de algumas aves e, com isso, atraí-las para mais perto. Alguns participantes trouxeram seus binóculos e os organizadores da atividade também providenciaram alguns. Além disso, os guias utilizaram uma ponteira laser para ajudar os olhos ainda destreinados dos presentes a identificar mais facilmente os passarinhos entre a vegetação.

No final da atividade, após a distribuição de exemplares do livro “Aves da Cidade de São Paulo”, guia fotográfico produzido pela Divisão de Fauna Silvestre da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente da PMSP, a turma da Amorim Lima ainda foi convidada a acompanhar uma apresentação na Tenda “Ciência Viva” sobre “Adaptação das Aves”, por meio de uma coleção de ossos de diferentes tipos desses animais.

Algumas famílias ainda aproveitaram o dia para acompanhar as outras atividades do Avistar 2017 participando de brincadeiras na tenda “Avistar Kids”, assistindo a uma apresentação de teatro dentro de um ônibus (Buzum) ou visitando os diversos estandes da Feira Avistar.

Veja uma Galeria de Imagens do evento.