Tudo sobre a Festa Junina – 2017

Como todos já sabem nossa tradicional  Festa Junina está chegando. Será neste sábado dia 24 de junho.

noticia_tudo_festa_2017_640_x_360

A Festa Junina é a maior festa coletiva da nossa escola. Ela é nossa grande celebração da cultura popular brasileira. Durante a festa os alunos apresentarão números de danças, teremos roda de capoeira, ciranda da comunidade, barracas de brincadeiras e comidas e bebidas variadas. Quando a noite chega todos participam do “Cortejo das Lanternas”. As prendas são confeccionadas artesanalmente pela comunidade a partir de materiais recicláveis. Neste ano tivemos três Festas das Prendas .

Toda a comunidade comparece e ajuda: estudantes, familiares, professoras, professores, funcionárias e funcionários, vizinhos, amigos. Ela é organizada em conjunto pela comunidade e a equipe de gestão da escola. O trabalho já está em curso e tem lugar antes, durante e depois da Festa.

Abaixo você confere as principais informações sobre a Festa e pode compartilhar:

Sobre Arrumação da Festa

– A Festa Junina começará às 13h, no entanto, na parte da manhã, às 9h, a comunidade comparece à escola para os últimos preparativos e decoração: arrumar os materiais das brincadeiras e comidas nas barracas, organizar as mesas e cadeiras do pátio de alimentação, finalizar comidas e bebidas que são preparadas no dia, espalhar lixeiras pelo jardim, etc. Assim quando as crianças e suas famílias chegarem estará tudo pronto para as brincadeiras e danças começarem.

Temos sempre muitas danças e atividades e é importante que os horários sejam cumpridos. Ajudem os tutores a organizarem as turmas perto do horário das apresentações.

– Confira a seguir a programação das Danças para as famílias poderem se organizar.

FESTA JUNINA 24/06/2017 – PROGRAMAÇÃO
Horários Apresentação Participantes
13h Abertura – Coral Brincante e Coral Vila Indianense Grupo do Coral com Prof. Marcinho e Prof. Juan
13h45 Bumba meu Boi Intermediário (3º,4º,5º) manhã
14h Samba de Roda Grupo da Capoeira com Mestre Durval e Mestre Alcides
14h30 Xote das Meninas 7º ano tarde
14h50 Cantos de Trabalho 7º ano manhã
15h Mix junino 8º ano manhã
15h15 Samba Rural Intermediário (3º,4º,5º) manhã
15h30 Pau de fita 6º ano manhã
15h50 Dança dos Arcos Intermediário (3º,4º,5º) tarde
16h Samba de Roda Intermediário (3º,4º,5º) tarde
16h15 Catira Intermediário (3º,4º,5º) manhã
16h30 Bernunça 2º ano manhã
17h Maculelê Grupo da Capoeira com Mestre Durval e Mestre Alcides
17h45 Cordão dos Pássaros 1º ano manhã
18 h Ciranda 1º e 2º anos tarde
18h30 Quadrilha 9º ano manhã e tarde
18h45 Menina do Candeeiro Intermediário (3º,4º,5º) manhã
19h Ritual do fogo 9º ano manhã e tarde
19h15 Cortejo  com Maracatu Todos

– No dia anterior à Festa, na sexta, dia 23 de junho, das 18h às 22h, faremos o grande mutirão de arrumação. É quando cada tutoria monta sua barraca, cuidamos da decoração delas e da quadra onde acontecem as apresentações. Também iniciamos a montagem do sistema de som e já preparamos a maioria das comidas e sucos especiais que serão servidos durante a Festa.

– Ao final da Festa, todos ajudam a deixar a escola organizada: mesas e cadeiras nos lugares, lixo recolhido, cozinha limpa, para que na segunda feira logo cedo, os alunos e professores possam retomar as aulas.

Sobre Comidas e Bebidas

– Este ano a comunidade fará as seguintes comidas que serão vendidas na Festa: churrasquinho, sanduíche de carne louca, cachorro quente especial, cuscuz, milho cozido orgânico, doces variados, pizza, pastel, salgados e comida vegana. Também teremos sucos naturais, refrigerantes e quentão.

Confira neste link os preços das comidas e bebidas.

– Para as bebidas é ideal que as famílias tragam suas canecas da Amorim, quem não tiver ou esquecer, poderá comprá-las no dia da Festa.

– É tradição na Amorim que os alunos e familiares dos 9°anos cuidem da barraca de doces, cuja renda é revertida para a Formatura dos alunos. No entanto, todas as famílias da escola podem contribuir com a Formatura, doando um prato de doce para ser vendido durante a Festa. O ideal é trazer o doce já embalado e pronto para ser servido no dia da Festa.

– A escola oferece gratuitamente uma cartela com 10 pontos para cada estudante brincar nas barracas e também com os seguintes alimentos grátis: cachorro quente, suco e pipoca.

Sobre Barracas

– Os tutores já escolheram quais barracas ficarão suas tutorias. As famílias vão se revezar no trabalho das barracas, geralmente em turnos de uma hora e meia cada um.

– Também existe rodízio dos pais na cozinha. É importante lembrar que os estudantes podem ajudar nas barracas, mas sempre acompanhados dos pais, nenhuma barraca deve ficar sob os cuidados apenas dos estudantes.

Confira a lista das barracas e dos responsáveis:

BARRACAS DA FESTA JUNINA – AMORIM LIMA 2017
Barracas Brincadeiras Tutora – das 12h às 16h Tutora/Tutor – das 15h às 19h
Argola Vilma Lorena
Boca do Palhaço Lia Isabel
Canaleta Gisele Lis
Frango Voador Anna Cecília Rodrigo
Latinha Rose Cica
Pescaria 1 Luciana Caparro Juliana
Pescaria 2 Sandra Bernadete
Prendas Marymar Lisa/Tamara
Barracas Comidas Tutora/Tutor – das 12h às 16h Tutora – das 15h às 19h
Churrasco Maria Silvia Lilian
Cuscuz Adriana Silvia
Doces Wesley Flávia
Lá da Horta/Vegana Priscila Luciana Carvalho
Milho/ Quentão Mariana Renata
Pastel Rafael Ana
Pipoca Carina Cássia
Pizza Eliete
Refrigerante Mª Eugênia /Amanda Cleide
Suco Joana José
Volante Anelise

Veja neste link as regras para a pontuação dos jogos e quantas fichas elas valem.

Sobre Danças

– Todos os alunos participam de danças da Cultura Popular Brasileira: coco, samba de roda, cacuriá, boi, ciranda, maracatu, etc. Quadrilha mesmo é somente a do 9º ano que se chama “Quadrilha Invertida”, na qual os meninos se vestem de mulher e as meninas de homem. Se o pessoal se animar teremos a quadrilha da comunidade, quem quiser pode levar a música e puxar! Os alunos já estão ensaiando com as professoras e professores e cada família deve se informar com sua tutoria que roupa os estudantes devem vestir para as danças.

Sobre Doações

A Festa Junina precisa das doações da Comunidade para o sucesso de nossa Festa.

São doações de materiais: guardanapos, copos plásticos, saquinhos papel para cachorro quente e hambúrguer, etc e de alimentos: pipoca, refrigerantes, batata palha, latas de sardinha, molho de tomate, milho e ervilhas, pipoca, azeite, etc, as doações podem ser entregues na secretaria.

Qualquer dúvida entre em contato com os tutores e com a Comissão de Festas na escola. Novidades e outras informações acompanhem aqui em nosso site ou pela página do Facebook da Amorim Lima.

Com a ajuda da comunidade vamos fazer mais uma Festa Junina inesquecível! Se todo mundo ajuda um pouco não pesa para ninguém e todos podem se divertir.

É a Comunidade Amorim Lima em ação.