Inclusão

O que é Inclusão escolar?
Inclusão escolar é acolher todas as pessoas, sem exceção, no sistema de ensino, independentemente de raça, credo, classe social, condições físicas, psicológicas e intelectuais.

Objetivo da Comissão de Inclusão?
Auxiliar a escola, propondo melhorias para a Inclusão de Alunos Especiais (com ou sem diagnóstico), com mais informações, Palestras, Oficinas, Adaptações de materiais e roteiros entre outros.

Detalhe das Frentes de atuação: As frentes que criamos dentro da comissão de inclusão servem para criar focos de atuação mais claros e fortalecer as ações do grupo. Cada frente fica responsável por um foco, como segue:

Cefai/Saai: atuar junto aos órgãos públicos responsáveis por implementar a inclusão dentro da escola. Essa frente pretende acompanhar os processos burocráticos da inclusão dentro da escola e levar a esses órgãos demandas que a comissão considerar necessárias.

Comunicação/ Interface: essa frente fica encarregada das formas de comunicação internas da comissão (grupo de whatsapp, página do facebook, emails), e da comunicação de nossas ações junto à comunidade e às outras comissões presentes na escola, fazendo comunicados e encaminhamentos nas reuniões de pais e conselho.
Oficinas: essa frente tem por objetivo contatar profissionais e voluntários, de dentro ou de fora da comunidade, interessados em organizar e desenvolver oficinas voltadas para as pessoas desafiadoras, que possam também ser de interesse da comunidade escolar como um todo, promovendo encontros que aproximem a comunidade das questões da inclusão e proporcionem meios de expressão desses contatos, através das artes, terapias e atividades físicas em grupo que tenham esse foco.

Estágios: Procura fazer contato e trazer para dentro da escola o trabalho de estagiários de diversas áreas que tenham foco na inclusão escolar e possam atuar no dia a dia da escola.

Organização/Manutenção: Pensada para identificar e resolver problemas de manutenção e organização de espaços e equipamentos que atendam as demandas da inclusão escolar, providenciando equipamentos faltantes quando possível e necessário.

Fundos: Organização de eventos, ações e campanhas para arrecadação de fundos com objetivo de suportar as ações da comissão de inclusão.

Eventos e palestras :Pretende organizar eventos e palestras sobre o tema da inclusão ou outros de interesse da comunidade e também fazer “filtragem” de profissionais e empresas interessados em desenvolver trabalhos junto aos estudantes desafiadores, levando em conta questões pertinentes colocadas pela comissão.

Leis Sobre a Inclusão:

♦ Constituição Federal (1988);
♦ Estatuto da Criança e do Adolescente (1990);
♦ Lei de Diretrizes e Bases da Educação 4;
♦ Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008);
♦ Decreto 7.611/20115;
♦ Lei 12.764 – Lei Berenice Piana (2012).