Conselho de Escola – 04/05/2011

Registro da Reunião de Conselho de Escola – 04/05/2011

Pauta:

  • Encaminhamento da assembleia dos alunos
  • Tabulação da Prova São Paulo
  • Avaliação da Festa dos Povos Originários e reforma da Opy
  • Encontro do Conselho com a Secretaria (Questões da matrícula)
  • Preparação da Festa Junina

Presentes: Andreia (mãe), Larissa (mãe), Juliana (mãe e conselheira), Nuno (pai e conselheiro), Kim (mãe e suplente), Juliana (mãe e conselheira), Talita (mãe), Renata Arruda (mãe), Renata (coordenadora pedagógica), Cleide (professora), Edson (pai), Ana Elisa (diretora), Dafne (mãe), Cecília (mãe), Paulo (pai e vice-presidente), Mônica (professora), Fernando (pai), Solange (professora), Lucio (pai), Marcelo (pai), Alexandre (pai), Solange (mãe e secretária), Fernando (presidente), Luciana (pesquisadora da UnB), Eliete (professora), Vanessa (mãe), Adelina (professora), Simone (professora), Gláucia (mãe).

Informes:

Ana Elisa informou que está ocorrendo a recuperação paralela ? projeto desenvolvido pela secretaria da educação para estudantes que apresentaram fraco desempenho na prova São Paulo.

Informou também que em agosto acontecerá uma viagem de toda a escola com ônibus disponível pela secretaria. O Ederon está vendo a possibilidade de um lugar perto de São Paulo.

A Comissão de Sites informou que o site do Amorim está sendo reformulado e a ideia é de um novo portal, ?mais leve e democrático?. Na próxima sexta, dia 13/05 acontecerá mais uma reunião aberta a todos os interessados.

A Comissão da Merenda informou que esteve envolvida com a Festa das Prendas, mas novas informações serão trazidas na próxima reunião.

A Comissão do Jornal informou que a tiragem desse mês foi feita em duas etapas e, por isso, não havia exemplares suficientes.

Fernando, presidente, informou que a Carta endereçada ao Secretário da Educação, visando a solução dos problemas das matrículas, não chegou ao destino. Uma nova comissão (?????) levará em mãos essa carta em data a ser combinada via direção.

Assembleia de alunos

Cleide comentou que foi muito boa a participação dos dois ciclos juntos. Apesar do nervosismo, a participação foi intensa com respeito mútuo. Houve votação e prevaleceu que os armários devem ser com portas (privacidade) e cadeado (segurança) com mudanças de atitude, incluindo a sugestão de palestras, pois a mudança precisa ser incentivada. Ana Elisa ressaltou que todo o processo foi coordenado pelo grêmio estudantil, o que também foi muito positivo.

Solange, professora, comentou que alguns poucos alunos defenderam a ideia de ter armários sem chave.

Ana Elisa informou que uma nova assembleia, envolvendo toda a escola acontecerá em breve para o encaminhamento do assunto e votação.

Prova São Paulo

Dados estão disponíveis no site da prefeitura, mas precisam ser tabulados. Ana Elisa propõe uma comissão para ajudar a Dona Lenina nessa tabulação. Luciana coordenará essa comissão, que será composta por: Solange (mãe), Renata, Paulo, Ana Elisa, Alexandre, Lucio. Os dados serão organizados e apresentados na forma de uma reunião extraordinária. Segundo Ana Elisa, o Amorim foi acima da média e o ciclo 2 também foi bem, diferente dos anos anteriores.

Festa dos Povos Originários e Re-Construção da Opy

Mônica considerou que a participação dos alunos foi pequena, mesmo assim eles vão pensar bem antes de depreda-la novamente. Solange (professora) disse que se sujaram bastante e gostaram muito de ?por a mão na massa ?. Cleide também acha que eles gostaram muito de mexer com o barro e, se fosse só por isso, eles poderiam até continuar a depredar a Opy.

Kim comentou que o intercâmbio com pessoas que não falavam o português foi muito rico para os alunos.

Alexandre sugeriu que o forno de pizza também fosse recuperado seguindo a ideia de ?por a mão na massa?.

Lucio parabenizou os tutores pela qualidade do trabalho dos alunos e, que apenas em alguns casos, sentiu falta de informações mais precisas.

Ana Elisa sugeriu para o ano que vem, a participação das crianças da aldeia, o que poderia enriquecer ainda mais o trabalho. Além disso, os alunos do Amorim poderiam ir até a aldeia acompanhar o plantio da mandioca, que acontece em setembro.

Preparação para a Festa Junina

Kim informou que os preparativos começaram em fevereiro, ocasião em que o assunto foi apresentado em reuniões de JEI e as prendas foram escolhidas pelos tutores. As demais foram selecionadas pela comissão para serem feitas no dia da Festa das Prendas. Como continuidade, os kits e os materiais semi-prontos devem voltar para os educadores para finalização.

Solange, mãe, comenta que embora a organização desse ano tenha sido melhor, a participação dos demais pais continua pequena. Talvez tenha faltado uma comunicação mais eficiente, via telefone. Kim relembra que o convite foi feito pessoalmente durante as reuniões de tutoria. Larissa comenta que o envolvimento maior dos alunos nas atividades poderia garantir um maior envolvimento dos pais, o que talvez não tenha acontecido.

Lucio comenta que um elemento aglutinador, que foram as atividades esportivas, não foi muito bem aproveitado esse ano. Solange, professora, comentou que a chamada para a festa não ficou muito clara e nem convidativa.

Talita sugere a mudança da data da Festa das Prendas para depois que os tutores tenham iniciado o trabalho, visando uma participação mais efetiva. Fernando, presidente, pondera que responsabilizar a tutoria como único caminho talvez não seja o melhor, haja vista a sobrecarga de atividades dos tutores. Outras maneiras, como a participação dos alunos fora da tutoria, podem ser mais efetivas. Vanessa sugere que, para aliviar os tutores, os professores de arte sejam responsabilizados, mas Solange, mãe, pondera que é necessário um envolvimento de todos os docentes e todos os assuntos envolvidos com a confecção das prendas podem ser passíveis de aprendizagem.

Kim informou que dia 23/05 acontecerá a reunião com os pais representantes das tutorias para organizar a divisão das barracas da Festa Junina, bem como o rodízio dos pais nessas barracas.

Dafne comentou que, durante a Festa das Prendas, houve problemas com pessoas que se aproveitaram das doações do bazar em benefício próprio. Especialmente algumas ?velhinhas? que não eram da escola.

Cleide ressaltou que se sentiu incomodada com piadas sobre ?velhinhas? e pede mais cuidado com esses comentários, especialmente se desejamos a maior participação dos ?diferentes? nos eventos da escola.

Adelina sugeriu que a continuidade do bazar aconteça no dia 14/05, juntamente com o evento do Instituto Romã.

Ana Elisa concordou e sugeriu que o restante poderia ser doado à aldeia indígena.

Solange, mãe, sugeriu que o registro volante da próxima Reunião do Conselho seja feito por outra pessoa e que ela, na condição de secretária, fica encarregada de organizar as modificações feitas por e-mail e a elaboração final da Ata. Paula se candidatou ao registro da próxima reunião, mas não sabe se estará presente. Solange, professora, também se candidatou no caso da Paula faltar.

Fernando, presidente, pediu que todos se esforcem para iniciar a reunião no horário previsto, pois, caso isso aconteça, poderemos termina-la mais cedo.

Ana Elisa comentou que na próxima sexta-feira acontecerá o jantar do dia das mães e um palco será aberto para várias participações. Glaucia comentou que irá coordenar parte dessas apresentações.

[fgallery id=1 w=450 h=385 bg=ffffff t=0 title=”Conselho de Escola de maio”]