Iniciativa de Mediação de Conflitos no Amorim Lima

No primeiro semestre de 2011, dois pais e dois educadores frequentaram o curso “Introdução à Mediação de Conflitos em Escolas”, ministrado por Ana Lucia Catão na UMAPAZ. A partir do relato dessa experiência e diante da necessidade sentida pela escola de abordar algumas situações-problemas, convidamos a Ana Lucia para estudarmos a possibilidade de trazer práticas de mediação para o Amorim. Com o objetivo de construirmos isso coletivamente, em setembro foi formada uma equipe de trabalho, composta por 11 educadores e 3 pais.

Refletindo sobre questões de nosso cotidiano escolar, essa equipe de trabalho incorporou ferramentas de mediação e de outras metodologias similares e se tornou uma equipe de apoio mútuo para atuar diante de situações críticas de nossa comunidade.

Os 6 encontros da equipe realizados no ano passado revelaram a efetividade desse trabalho, por exemplo ao ajudar na integração entre um aluno e seu grupo de tutoria e também ao abrir espaço de conversa para a construção de novos critérios para a participação dos alunos da escola na viagem de estudo do meio.

A iniciativa se ampliou a partir da formação de um grupo de reflexão de educadores. Este grupo já realizou três encontros, uma apresentação da iniciativa no final do ano passado e dois encontros de trabalho este ano, onde foram definidas as situações-problemas a serem abordadas.

A ideia, agora, é que os pais possam participar mais intensamente dessa iniciativa, criando um grupo de reflexão de pais. Acompanhe as reuniões, nais qual Ana Lucia Catão apresenta a proposta, assim como o que já está sendo realizado, a todos os interessados da comunidade do Amorim Lima.