Projeto une Cinema e Cerâmica para as crianças de Inclusão

Desde abril deste ano vem acontecendo o Projeto Cineramica. Produzido, organizado e ministrado de forma voluntária por Kiki, que é artista plástica e Mario Cassettari, fotógrafo, produtor de vídeo/cinema, pais de uma aluna da Amorim, em conjunto com a Comissão de Inclusão da escola.

O trabalho foi feito com as crianças de Inclusão da Amorim Lima e acontecia, por meio de oficinas semanais, nos períodos da manhã e da tarde. A primeira sessão do projeto foi feita com os pais para que eles tomassem conhecimento do trabalho que seria desenvolvido.

O Projeto Cineramica une duas manifestações artísticas, o Cinema e a Cerâmica. Segundo Kiki, através do contato com o barro o participante tem a oportunidade de estar mais presente consigo, como quem entrasse num estado de meditação. Mario ressalta que este encontro e este estado são premissas básicas para iniciar qualquer trabalho. “Para entrar na intimidade do outro em um documentário ou para contar uma história de ficção, precisamos saber primeiro quem somos e o que queremos extrair desta relação”, completa.

Neste sentido, ressalta o casal, estas duas artes, o Cinema e a Cerâmica caminham na mesma direção, o encontro deste “eu” para poder se relacionar com o “outro”.

“Cada um tem seu próprio caminho e habilidades, por isso todos estão aptos para seguir sozinhos a medida que enxergam esta verdade. A Cerâmica traz para a terra e o Cinema leva pro céu, nós somos o próprio caminho”, completou Mario.

No dia 19 de dezembro, às 17h, aconteceu em nossa escola o encerramento do projeto, neste ano, com uma Mostra Coletiva dos trabalhos e a exibição dos filmes produzidos por Mario.

Veja abaixo algumas fotos da exposição.