Assembleias para escolha do tema da Festa da Cultura

Nos dias 26 e 27 de abril, o Grupo de Responsabilidade das Assembleias deu início ao processo de escolha pelos estudantes do tema da Festa da Cultura de 2017.

slide_assemb_festa_640_x_360_01

Desde 2015 os estudantes escolhem o tema da Festa da Cultura. O tema escolhido norteará as atividades de todas as tutorias, que o estudará nos seus mais diversos aspectos e possibilidades. Em 2015 foi o Cinema e em 2016 a Música.

O Grupo de Responsabilidade das Assembleias é formado por estudantes de todas as turmas de todos os Ciclos. As duas primeiras assembleias aconteceram com as turmas da manhã e da tarde. Nos dois encontros toda a escola se reuniu e o Grupo fez uma apresentação sobre a Festa da Cultura.

Na apresentação feita pelos estudantes eles mostraram o cronograma para a escolha do tema e contaram um pouco da história das Festas da Cultura que já aconteceram na escola desde 2005.

Muito dos alunos se reconheceram nas fotos e vídeos apresentados e o clima ficou animado. Após isso, abriu-se espaço para a quem quisesse fazer perguntas ou se manifestar. Os estudantes do primeiro ano foram os que mais perguntaram, principalmente por não terem participado ainda de nenhuma Festa. Assim como os que vieram este ano de outras escolas. Uma criança do primeiro ano perguntou, por exemplo, como era a Festa da Cultura “no tempo dos mais velhos”.

Nesta semana entre os dias 2 a 5 de maio os estudantes fizeram as sugestões dos temas durante as tutorias. O Grupo de Responsabilidade das assembleias fez visitas nas tutorias para ajudar a esclarecer e organizar os trabalhos.

No dia 16 de maio, acontecerá a Assembleia de Defesa dos Temas. Nos dias seguintes, 17 e 18 será a assembleia de eleição do tema, com apuração marcada para o dia 19 também em uma assembleia. No dia 25, todos se reúnem novamente para a apresentação do tema escolhido.

Confira uma Galeria de Imagens das primeiras Assembleias.