Amorim Lima está na fase final de edital público para a revitalização do parque da escola

Nossa escola está selecionada para a fase final de um edital público a Chamada Cívica 2020. Este é um edital de recursos públicos para selecionar e realizar projetos apresentados diretamente pela sociedade. A iniciativa estimula a mobilização das comunidades para cuidar do espaço público e democratiza o acesso a verbas públicas de emendas parlamentares.

Uma apresentação acontecerá neste domingo, dia 19/07, às 10h15. Neste dia e horário um representante do grupo de trabalho que organizou e montou este projeto, fará uma defesa de nosso projeto perante a bancada da comissão da Chamada Cívica 2020. A apresentação será online via o aplicativo Zoom e pode ser acessada neste link – https://us02web.zoom.us/j/81876693381.

A participação da comunidade é fundamental para mostrar o engajamento com a escola e conta pontos na avaliação final! Por isso, entrar na sala virtual e marcar presença com comentários no chat será de máxima importância.

No começo do ano de 2018, um coletivo informal de famílias de nossa escola se uniu para discutir formas de participação aqui na Amorim. Foi apontado, principalmente pelas professoras do primeiro ano, a necessidade de revitalizar o parque infantil. Formou-se então o Grupo de Trabalho de Revitalização do Parque Cora Coralina, nome dado a toda àquela toda aquela área da escola, que abrange o espaço que vai desde a parte atrás do salão do primeiro ano, até a caixa de areia que fica em frente a churrasqueira.

O solo exposto, sem cobertura vegetal, compactado e pobre em nutrientes, vem impedindo a infiltração da água e desencadeando um acelerado processo de erosão, que tende a levar à desertificação da área. As raízes das árvores estão expostas, prejudicando assim seu crescimento e desenvolvimento.

Revitalizar o Parque da nossa escola significa, antes de mais nada, garantir aos estudantes segurança para que possam aproveitar melhor a aventura de ser criança, movimentar-se, expressar-se e pensar livremente.

A nossa escola valoriza a cultura! Além dos estudantes, a comunidade escolar utiliza o parque para reuniões, festas, aulas de maracatu e encontros diversos.

O projeto foi cocriado em diversos encontros com a comunidade escolar, estudos de campo e coleta de dados. O grupo de trabalho teve a oportunidade de conhecer os sonhos e projetos das crianças para o parque. Bem como um livro artesanal feito com as atividades delas. Professoras do ciclo alfabetizante contribuíram muito para indicar os cantos do brincar e brincadeiras que acontecem no parquinho bem como fluxos de passagens e diversos usos do espaço.

Participe do encontro, marque sua presença no chat do encontro online e fortaleça a apresentação de nosso grupo!

Assista neste link a um vídeo do Projeto!

https://www.youtube.com/watch?v=wYcj15Am82o

Principalmente não perca o horário, pois a apresentação é curta, somente 5 minutos de apresentação e mais 5 minutos com perguntas dos jurados. Lembrando que o microfone estará aberto somente para a nossa representante.

Saiba mais sobre a Chamada Cívica 2020 aqui neste link.