Comunicado sobre o retorno às aulas presenciais

Famílias e responsáveis,

As aulas foram planejadas pela Prefeitura de São Paulo para começarem em 15 de fevereiro de 2021 no modo presencial para quem respondeu “sim” pelo link do questionário no Portal da Prefeitura. 

Neste primeiro momento, a volta presencial será escalonada com as famílias que responderam “sim” no questionário da prefeitura. As famílias que responderam “não” ou não responderam ao questionário serão atendidas remotamente.

Entretanto, a Amorim Lima está com uma série de obras em andamento, que foram organizadas e agendadas pela Prefeitura de São Paulo. Estas reformas eram aguardadas pela escola desde do 2º semestre de 2020 e foram autorizadas e iniciadas no fim de janeiro de 2021. Desta forma, as obras iniciadas estão inviabilizando o uso dos espaços e a organização da escola na complexidade dos protocolos de segurança que o momento exige dado a pandemia do COVID-19.

Dentre as obras de reformas há:  a reforma de piso de madeira das salas de aulas (raspagem, calafetação e aplicação de sinteco) e a instalação de para-raios que demandou quebrar todo o entorno da escola, no pátio externo, para instalação da fiação dos para-raios.

A segurança dos estudantes fica comprometida com as obras em andamento pois há buracos, entulhos, ferramentas e fios. Além do barulho causando um grande impacto sonoro no ambiente impossibilitando o diálogo entre as pessoas. A reforma do piso de madeira acarreta na formação de um pó fino que é irritante às vias respiratórias. As 3 funcionárias da limpeza não estão dando conta de limpar devido o pó ser muito fino e espalhar com facilidade.

Outrossim, na cidade há um movimento conjunto dos sindicatos de educação exigindo do governo que a volta presencial se dê de forma segura com a vacinação maciça dos profissionais da educação e continuidade do trabalho remoto enquanto a vacinação não acontece. Assim sendo, existe um indicativo de greve a partir do dia 15 de fevereiro de 2021. Estamos acompanhando este processo.

Atenção! Na primeira semana de aula atenderemos todos os estudantes remotamente. Esta organização se dará de acordo com a adesão dos educadores à greve.

No dia 12 de fevereiro de 2021, sexta-feira às 19h haverá uma reunião online pelo YouTube da escola. A partir desta segunda-feira, dia 15 de fevereiro, a escola irá enviar comunicados semanais por e-mail e site atualizando a situação e os novos encaminhamentos.

Segue o link para o encontro pelo YouTube:

https://youtu.be/X6y1f7eFts8

Desde já contamos com a compreensão de todos.

Gestão EMEF Des. Amorim Lima