No começo do ano, os alunos recebem apostilas com roteiros de pesquisas. Embora tenha esse nome “cinematográfico”, na verdade, o roteiro é algo bem simples: um conjunto de objetivos, relacionado a atividades que o aluno deverá executar, com indicação de onde pesquisar (normalmente os seus próprios livros didáticos, mas também livros paradidáticos ou filmes; normalmente, o roteiro tem objetivos com atividades a serem desempenhadas com a ajuda dos livros de Português, Geografia, História e Ciências, além de textos extras anexados). O aluno lê o objetivo, desenvolve as atividades pesquisando nas fontes recomendadas e responde em um caderno. Cumprido um objetivo passa para o próximo, até finalizar o roteiro. As respostas dos objetivos são avaliadas pelos professores do Salão e também pelos tutores. Ao finalizar o roteiro, o aluno escreve um portfólio – redação em que sintetiza tudo que aprendeu com objetivos e entrega para o tutor.
Aqui você encontra os roteiros dos alunos do Amorim em PDF no menu do site. Por enquanto, estão no ar os roteiros do Ciclo II.