Nossa escola participou da Chamada Cívica 2020, um edital de recursos públicos para selecionar e realizar projetos apresentados diretamente pela sociedade, com um projeto de revitalização do Parque Cora Coralina.
O projeto da Amorim Lima foi o vencedor na categoria em que concorreu: “Equipamentos de Saúde e Educacionais”. Esta vitória foi o resultado de muito trabalho, principalmente do coletivo de famílias de nossa escola que formou o Grupo de Trabalho de Revitalização do Parque Cora Coralina. Também de muita torcida, pois a participação das famílias no dia da apresentação do projeto mostrou o engajamento da comunidade.
A Chamada Cívica é uma iniciativa que estimula a mobilização das comunidades para cuidar do espaço público e democratiza o acesso a verbas públicas de emendas parlamentares. Agora que vencemos temos uma nova fase de muito trabalho que se inicia agora. Estamos aguardando as movimentações burocráticas de liberação da verba e as novas instruções de como proceder em relação a isso. Assim que tudo isto estiver definido vamos colocar aqui no site as novidades e os próximos passos.
O projeto foi cocriado em diversos encontros com a comunidade escolar, estudos de campo e coleta de dados. O grupo de trabalho teve a oportunidade de conhecer os sonhos e projetos das crianças para o parque. Bem como um livro artesanal feito com as atividades delas. Professoras do ciclo alfabetizante contribuíram muito para indicar os cantos do brincar e brincadeiras que acontecem no parquinho bem como fluxos de passagens e diversos usos do espaço.
O parque ocupa uma área de 1100 m2, aqui em nossa escola que atende mais de 800 estudantes, suas famílias e comunidade. O uso da área contempla atividades tanto do livre brincar quanto vivências educacionais previstas no Projeto Político Pedagógico, com propostas direcionadas a todas as faixas etárias atendidas (6 a 15 anos.
Veja abaixo os pontos principais do Projeto de Revitalização do Parque Cora Coralina.
Descrição da proposta de intervenção:
Reforma estrutural do parque no interior da escola, a fim de interromper o avançado estágio de erosão do solo, que tem causado excesso de poeira nas salas de aula, alagamentos, exposição das raízes das árvores e pedras, oferecendo risco à circulação.
A capacidade do parque de proporcionar desenvolvimento adequado e aprendizado também encontra-se comprometida pela degradação dos brinquedos e espaços de brincar.
O que será feito com o projeto:
– Nivelamento do terreno para criação de áreas permeáveis,
– Plantio de trepadeiras junto ao muro e gradil interno da escola, para aumento da área verde e redução da poluição sonora proveniente da avenida,
– Instalação de jardins de chuva para retenção do volume das águas e contenção de alagamentos.
Junto à reforma estrutural estão previstos: instalação de novos brinquedos e redefinição dos espaços de brincar e adequação dos sistemas de iluminação e hidráulica devido uso intenso do local.
Saiba mais!
Veja a defesa oral do nosso projeto aqui. Nosso projeto é apresentado a partir dos 11 minutos iniciais do vídeo.
Conheça a Chamada Civica 2020.
Não deixe de conhecer o vídeo produzido para o parque aqui.