VIGILANTES DA NATUREZA

A história da Educação Ambiental em nossa escola começou em 1998 quando criamos um grupo de alunos de 5ª à 8ª série, chamados “VIGILANTES DA NATUREZA”, que se reunia semanalmente para discutir e atuar em benefício do Meio Ambiente.
O trabalho de sensibilização era meta fundamental em nossos encontros. Para estimular o grupo, fazíamos lanches naturais, como por exemplo, pão de cenoura, hambúrguer de abobrinha, suco de couve, erva cidreira, beterraba etc.
Procurávamos fazer entender a importância de cuidar do Meio Ambiente que começa no seu interior, no seu corpo e onde vive (casa, rua, bairro, cidade, escola).
Mostrávamos sempre que através de pequenas ações no dia-a-dia garantíamos vida saudável e praticávamos o exercício de cidadania.
Várias ações são desenvolvidas através de oficinas de artes, vídeo, horta, jardinagem, reciclagem, mosaico, tecelagem, pintura etc.
Produzimos viveiros, composteiras, murais, folders e jornais; produzimos papel artesanal, música, rap, concurso de redação com premiação e muita lição.
Estudamos vários textos sobre a história do lixo em São Paulo e entendemos e/ou aprendemos que o lixo deve ser reciclado e gerenciado principalmente em se tratando da cidade de São Paulo, onde se produz 18 mil toneladas/dia de lixo.
O Grupo Vigilantes da Natureza tem a responsabilidade ambiental de cuidar das caixas de reciclagem das salas de aula, regar as plantas, cuidar da horta, vistoriar as torneiras, produzir cartazes enfocando atitudes ecologicamente corretas, enfim cuidar da escola.

Equipe Responsável pelo Projeto:

• Adelina de Barros Carneiro
• Clarissa Magalhães