A nota do IDEB 2011 do Amorim mostrou que o Ciclo II já ultrapassou a meta para 2013. A escola conseguiu nota 4,9 (com expressivo aumento com relação a 2009, quando sua nota foi de 4,2). No ranking geral das escolas do Município de São Paulo, a média é de 4,3. Além disso, a nossa meta para 2011 era 4,4 e a de 2013 é de 4,8. Ou seja, estamos bem.
No Ciclo I, no entanto, o Amorim Lima manteve-se estável, com 4,8, que é exatamente a média do Município. E tanto a direção quanto os educadores estão olhando com atenção para esse número. Para que se possa ajudar nessa discussão, é bem importante que todos saibamos como o número do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é calculado.
A nota do IDEB leva em conta duas coisas:
1) as notas da Prova Brasil de Português e Matemáticas (realizadas por alunos do último ano do Ciclo I e alunos do último ano do Ciclo II) e
2) as taxas de aprovação (quantos alunos são aprovados de uma série para a seguinte tanto no Ciclo I quanto no Ciclo II).
O número de alunos aprovados no Ciclo I em 2011 no Amorim foi apenas 1% maior do que em anos anteriores, logo esse número não contribuiu para um aumento na nota geral do Ideb neste Ciclo. Como você sabe, o projeto pedagógico do Amorim Lima exige que os alunos sejam leitores e escritores competentes. Dessa forma, a aprovação para o Ciclo II só deve acontecer se o aluno realmente tiver autonomia leitora. Há uma discussão muito intensa sobre a retenção, mas, no Amorim, em função das especificidades de seu projeto pedagógico, acredita-se que essa possa ser uma forma de gerar alunos mais autônomos no 6º, 7º, 8º e 9º ano. Entre os alunos que realizaram a prova do Ciclo I havia, claro, estudantes retidos, que ainda estão formando sua competência leitora. Isso, sem dúvida, também reflete na nota das provas, que acaba sendo mais baixa. Seguindo o mesmo raciocínio, é natural que os alunos que chegam ao final do Ciclo II tenham tido um desempenho melhor na prova, pois estão há mais tempo no projeto, demonstrando por um número maior de anos sua habilidade leitora. Daí, o nosso crescimento na nota geral do Ciclo II.
É muito importante que os pais saibam que a escola tem elaborado atividades específicas com os alunos retidos, no sentido de ajudá-los a conseguir adquirir o conhecimento que propicie a continuidade dos seus estudos. Isso é feito por meio da recuperação e de Oficinas específicas. Mas, é claro, a intenção dos educadores e da direção da escola é que foquemos estratégias para melhorar sempre. Suas sugestões e sua proximidade da escola e do ensino do seu filho ajudam muito neste processo. Compareça às reuniões, venha às assembleias de pais (sempre na última terça-feira do mês), venha às reuniões do Conselho de Escola, esteja presente nas festas, acompanhe as lições e mostre ao seu filho a importância que a escola tem nas nossas vidas.
Em 2022 (quando o Brasil completar 200 anos de independência), as escolas públicas deverão atingir os índices 6 (Ciclo I) e 5,5 (Ciclo II) no IDEB. Embora, esses números pareçam baixos, são os índices de sistemas educacionais de países desenvolvidos europeus.