Ofício da Secretaria Municipal de Educação em resposta à “notificação” contra a Semana de Gênero

Secretária participa de debate sobre a Semana de Gênero promovida pela unidade e leva documento enviado à Câmara dos Vereadores em resposta à “notificação” feita pelo vereador Ricardo Nunes contra a Semana de Gênero e Educação de nossa escola.

noticia_nadia_escola_640_x_

A nossa comunidade da Amorim Lima recebeu nesta terça-feira, 1º de novembro, a visita da Vice-prefeita e Secretária Municipal de Educação, Nádia Campeão, da Secretária Municipal de Educação Adjunta, Fátima Antonio, da Coordenadora da Coordenadoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME), Ana Lucia Sanches e do Diretor Regional de Educação do Butantã, André Luiz Bafume.

Após visitar as instalações e conhecer mais sobre o projeto pedagógico da unidade, a equipe foi conduzida ao espaço da Biblioteca onde um grupo composto por pais, alunos, professores e equipe gestora os aguardava para um bate-papo. A conversa teve como assunto principal a posição da SME acerca da recente polêmica que envolveu a “Semana de Gênero e Educação”, atividade organizada pela unidade, com a participação de professores, alunos e pais, amplamente debatida nos fóruns e espaços da escola.

A atividade recebeu uma “notificação” do vereador Ricardo Nunes, que tentou impedir sua realização. “Não há ilegalidade. A autonomia da unidade para escolher os temas com os quais trabalhará deve ser respeitada”, afirmou a vice-prefeita.

Para a Diretora Ana Elisa Siqueira, na unidade há 21 anos, os diversos planos de Educação que servem como base para as unidades brasileiras, ainda que tenham excluído a palavra “gênero”, não proíbem que sejam realizados debates relacionados ao tema. “Este tema está presente na escola, os alunos querem discutir. É como se agora a escola não pudesse falar sobre o que está na sociedade”, ressalta a diretora.

Ainda durante o bate-papo, os presentes tomaram conhecimento das medidas administrativas tomadas pela SME em resposta à notificação recebida pela escola.

Clique aqui para ver o documento entregue pela SME à Câmara dos Vereadores.

Participação da comunidade – Na noite de ontem, 31 de outubro, aconteceu a nossa Assembleia de Pais da Amorim Lima. Nela, foi abordado o modo que os familiares vão atuar em relação à “notificação” recebida contra a “Semana de Gênero e Educação”. O encontro também marcou o apoio à escola e reforçou o Projeto Político Pedagógico adotado. Além dos familiares, a Assembleia contou com a participação de alunos, ex-alunos e representantes de várias organizações que apoiam a EMEF Amorim Lima.

One comment

Comentários encerrados