Assembleia de Estudantes apresenta o Conselho de Escola

Nesta quinta-feira, 02 de março, nos dois períodos, manhã e tarde, a Assembleia dos Estudantes da Amorim Lima apresentou as alunas e alunos o Conselho de Escola e convidou os interessados em participar a indicarem sua intenção para comporem a lista de representantes dos alunos no Conselho.

noticia_assemb_alunos_640_x_360

Mais do que a escolha em si, o encontro promoveu o protagonismo e a participação das crianças e adolescentes. Principalmente dos mais novos, estudantes do Ciclo de Alfabetização que em peso se mostraram com desejo de participar e ajudar a construir uma escola melhor para todos.

Não houve uma preparação para que as alunas e alunos se apresentassem. Foi tudo feito na hora. O resultado foi a indicação de 17 candidatos do período da manhã e 19 da tarde. Com isso, a eleição e posse dos Conselheiros que aconteceria no dia de ontem (02) foi adiada, pois a escola pediu mais tempo para a organização e entendimentos dos estudantes sobre tudo o que envolve o Conselho de Escola e o que é ser representante.

Inscritos para falar e de posse do microfone, os pequenos não se intimidaram com o pátio cheio e explicaram seus motivos para ser candidato e porque deveriam ser escolhidos.

A aluna Juno do 2º ano, em sua apresentação disse que ela era candidata para ajudar a deixar a escola mais feliz para todas as crianças, pois ela já esta aqui na Amorim desde o ano passado e gostaria de mostrar para elas as coisas que ainda não viram e torna-las realidade.

noticia_assemb_alunos_640_x_360_01
Juno em sua apresentação.

João Otávio do 5º ano apresentou como proposta uma renovação dos livros e jogos da Biblioteca e irá propor um projeto para os alunos mais velhos, do 5º ano, que nas tutorias ajudem os alunos do 3º e 4º anos que estejam com dificuldades para aprender.

Ana e Helena, ambas do 4º ano, em seu discurso destacaram que mesmo que olhem para elas e se perguntem “o elas tão pequenas podem fazer?”, entendam que mesmo pequenas podem ajudar e muito a construir uma escola melhor para todos.

Os estudantes tem quatro lugares no Conselho composto por 22 representantes. O Conselho da Escola é a principal instância de participação da comunidade escolar. Ele tem suas atribuições e composição determinadas na Lei Municipal nº 14.660 e na Portaria da Secretaria Municipal de Educação (SME) nº 2.565.

“O Conselho de Escola é um colegiado com função deliberativa e direcionada à defesa dos interesses dos educandos e das finalidades e objetivos da educação pública do Município de São Paulo” (Artigo 117 da Lei).

noticia_assemb_alunos_640_x_360_02