Curso Preparatório para o Ensino Médio

O curso Preparatório para o Ensino Médio da Amorim Lima é um trabalho voluntário de mães, pais e colaboradores da nossa escola, que tem como objetivo auxiliar na preparação para os vestibulinhos das escolas técnicas gratuitas.

noticia_cursinho_2017_640_x_360

O Curso é gratuito e acontecerá em 2017, três vezes por semana (segundas, terças e quintas), das 18h50 às 21h, com duas aulas por noite e 10 minutos de intervalo. As aulas tiveram início no dia 10 de abril. Acontecerão também oito simulados durante o ano, aos sábados pela manhã, em datas a serem ainda definidas.

Existem na cidade de São Paulo as seguintes opções de escola técnicas: as Escolas Técnicas Estaduais do Centro Paula Souza; O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e o Liceu de Artes e Ofícios que é uma entidade privada e possui ensino médio pago. No entanto, mantém no período da tarde, três cursos técnicos integrados ao médio, totalmente gratuitos, com acesso mediante um vestibulinho.

Oportunidade – As escolas técnicas estaduais, a federal e o Liceu são consensualmente as melhores escolas gratuitas de São Paulo, e têm qualidade equiparável às melhores escolas privadas da cidade. O acesso a elas é difícil, mas não é impossível. Com a boa base que os estudantes adquiriram na escola, e um ano de dedicação séria e firme, o ingresso é perfeitamente viável. Aqueles que não pretendam ingressar nessas escolas técnicas, o Preparatório pode dar uma ajuda importante para um melhor aproveitamento do ensino médio convencional.

Para tanto, todavia, não basta a dedicação dos estudantes: é necessário o apoio de seus familiares. Eles precisam ter espaço e tempo para estudo, precisam ter horário adequado de sono e tranquilidade para exercer suas funções escolares. É um ano de esforço conjunto que certamente renderá muitos frutos futuros. Por conta disso que solicitamos, na matrícula, não só o compromisso do estudante, como também o compromisso de seus familiares ou responsáveis.

Sobre as escolas

As Escolas Técnicas Estaduais, do Centro Paula Souza. Perto da Amorim Lima temos a ETEC Guaracy Silveira, em Pinheiros, a ETEC Basílides de Godoy, na Vila Leopoldina e a ETEC Raposo Tavares, na COHAB Raposo. Todas as escolas têm excelente ensino médio, além de cursos técnicos integrados, optativos. O aluno presta o vestibulinho para o ensino médio e, se quiser, na passagem para o 2º. Ano faz a escolha do curso técnico de preferência – se não quiser fazer curso técnico, cursa só o ensino médio. Existem outras ETECs espalhadas pela cidade e Grande São Paulo. Confira a lista e saiba mais sobre cada uma delas – www.etesp.com.br

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – antiga Cefet – é a escola pública de São Paulo melhor colocada nos últimos Enem e possui altíssimo índice de aprovação nas universidades públicas. O Ensino Médio é obrigatoriamente integrado ao técnico, cuja opção já é feita no vestibulinho de acesso. O acesso é bastante concorrido, e fica no Pari próximo a Estação Armênia do metrô. O ensino é de altíssimo nível, e 100% dos formandos saem da escola com estágio ou emprego. Conheça mais sobre o Instituto – www.ifsp.edu.br/

O Liceu de Artes e Ofícios é uma instituição muito antiga da cidade. Fica localizada na Rua da Cantareira, 1351, próximo à Estação Tiradentes do Metrô. É uma entidade privada e possui ensino médio pago. Oferece no período da tarde três cursos técnicos integrados ao médio, totalmente gratuitos. Saiba mais sobre os cursos e a escola – www.liceuescola.com.br/