Crianças do segundo ano da tarde produzem cadernos feitos à mão durante a tutoria.
Seguindo um exemplo de uma atividade do primeiro ano da manhã, as três Tutorias das professoras: Isabel, Lia e Gisele se uniram para confeccionar cadernos feitos à mão com lombadas costuradas.
A tutora Lia trouxe para o grupo a técnica e os utensílios necessários para finalizar os cadernos e as famílias doaram os papéis. As tutoras reuniram o grupo e a Lia explicou para os estudantes como era o processo de encadernação. Alguns familiares também participaram da atividade para auxiliar na hora da furação dos cadernos e depois no momento de fazer a costura da lombada.
Cada criança foi então separar seus materiais e intercalar as folhas. Com os papéis coloridos e folhas brancas acertadas, cada um deles levava para a bancada de furação da lombada, que era feita por um adulto. Depois disso, era a hora da costura da lombada. Algumas crianças começaram elas mesmas a costura lembrando de quando fizeram a atividade de bordado com a professora Massumi na Oficina ArtecomCiência. Os familiares também ajudaram na costura.
Após o recreio, as crianças voltaram para personalizar a capa e onde mais quisesse em seus cadernos. Elas podiam utilizar o recurso que desejasse: pintura, colagem, desenho, o que a imaginação mandasse. Tudo compartilhado entre todos.
Lia ressalta que “ao fazer o próprio caderno nós criamos uma relação de ter feito seu objeto, e assim, cada um vai cuidar dele de outro jeito. A gente vai ter um registro neste caderno de um jeito cuidadoso. Esse registro nele vai ser pensado, vai ter sempre a afetividade de quando a gente fez o caderno”. A tutora ainda destacou que “como utilizamos a nossa energia para fazer este caderno, este registro vai proporcionar a cada um deles ganhar mais a sua identidade”.
Veja abaixo uma Galeria de Imagens da atividade de dos cadernos.