A festa contará com apresentações, oficinas, rodas de conversa, exposições de trabalhos dos estudantes, manifestações culturais e apresentações musicais. A festa terá início às 11h e vai até às 16h.
A Kizomba é um gênero musical e de dança originário de Angola. É uma palavra da expressão linguística Kimbundo que significa “festa”. E esta grande festa na Amorim Lima celebra a importância da cultura negra na formação do povo brasileiro.
O Dia da Consciência Negra, comemorado dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, é feriado municipal, na cidade de São Paulo, desde 2004. As comemorações, no entanto, estendem-se por todo o mês em todas as regiões da cidade. A lei 10.639/2003 inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da presença da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Africana”.
Independentemente da lei e muito antes dela existir, no Projeto Político Pedagógico Especial Amorim Lima essa temática está presente no currículo durante todo ano letivo nos diferentes dispositivos do projeto sejam eles: tutoria, roda de conversa, oficinas culturais e permanentes, grupos de responsabilidade, bem como nos roteiros de pesquisa.
Inspirados pelo Ubuntu, ditado africano que diz “É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”, no próximo domingo, dia 27 de novembro a Kizomba da Amorim conclama a todas e todos para vivenciarmos juntos uma grande celebração de aprendizagens, gostos, costumes e sabores de nossa ancestralidade, reverenciando a diáspora africana.
Teremos barracas para a venda de comidas – canjica, cuscuz e lanches.
Estamos organizando uma feijoada para toda a Comunidade! Será um prato bem servido – R$15,00.
Se você quiser adquiri-lo, por favor faça antecipadamente, porque faremos uma estimativa de quantidades a ser preparada. Você pode adquirir o seu prato por meio do PIX da APM da EMEF Des. Amorim Lima: 52.023.322/0001-50 ou passar na Secretaria da escola.