Agência FAPESP

Como melhorar a educação

Por Fábio de Castro

Agência FAPESP – Um dossiê sobre a qualidade do ensino básico no Brasil é o destaque da 60ª edição da revista Estudos Avançados, lançada na última segunda-feira (10/9). Além de reportagens sobre a situação atual dos professores do ensino público na cidade de São Paulo, a revista apresenta reflexões sobre políticas de educação e experiências de gestores em busca da melhoria do ensino.

De acordo com Marco Antonio Coelho, editor-executivo da publicação do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP), o dossiê foi resultado de um trabalho conjunto com a Faculdade de Educação (FE) da USP.

“A situação do ensino básico no Brasil é um tema que tem interessado o IEA profundamente desde sua fundação e foi abordado em vários números da revista. Para focalizar o problema específico da qualidade de ensino, contamos com a contribuição dos pesquisadores da FE, que têm feito discussões importantes sobre esse aspecto”, disse Coelho à Agência FAPESP.

Segundo Coelho, há um consenso em relação à insuficiência do ensino fundamental no Brasil. A revista optou por reunir experiências que indicassem caminhos bem-sucedidos para o desafio da qualidade.

“Procuramos unir a reflexão teórica à descrição de casos de sucesso. Apresentamos, em reportagens, casos que mostram como é possível dar um salto de qualidade. Ao lado disso, fomos buscar o testemunho de educadores e gestores que estiveram envolvidos com experiências positivas”, explicou.

A reportagem Professores, elo frágil da educação faz um diagnóstico da situação atual dos professores do ensino básico público paulistano. Segundo Coelho, a matéria também aborda com detalhes uma das experiências mais reveladoras apresentadas no dossiê.

“É um projeto impressionante desenvolvido pela Escola Amorim Lima, no bairro do Butantã, em São Paulo. A proposta foi implementada a partir de 1996 pela professora Ana Elisa Siqueira e trouxe transformações significativas no funcionamento da escola, na participação da comunidade e no envolvimento dos alunos”, disse.

Participação e responsabilidade

De acordo com Ana Elisa, o projeto se caracteriza pelo trabalho em conjunto, com intensa participação de estudantes, professores, funcionários e comunidade. “Nossa meta é uma escola em que exista participação e responsabilidade de todos”, disse no evento de lançamento da revista na sede do IEA.

Coletivamente, os educadores construíram um currículo que torna possível o trabalho com roteiros que perpassam todas as áreas do conhecimento, com foco na pesquisa. “O projeto se concentra numa abordagem integral do conhecimento universal, fazendo sempre interface com a cultura”, disse Ana Elisa.

A inspiração do projeto, de acordo com a professora, é a conhecida experiência da Escola da Ponte, em Portugal. “É um projeto muito generoso no sentido em que permite que suas matrizes sejam adaptadas e aplicadas em outros lugares. Temos a mesma perspectiva de construção coletiva e distribuição das responsabilidades”, afirmou.

A revista, que tem como editor o crítico e historiador de literatura Alfredo Bosi, conta também com uma série de artigos. Três ex-secretários de Educação relatam experiências em busca da melhoria do ensino básico realizadas nos últimos anos em Porto Alegre, Belo Horizonte e Ceará.

Glaura Vasques de Miranda descreve o projeto da Escola Plural, adotado na capital mineira a partir de 1994. José Clovis de Azevedo analisa a questão da qualidade do ensino a partir de sua experiência na secretaria de Porto Alegre e Sofia Lerche Vieira, ex-secretária de Educação Básica do Ceará, trata da gestão escolar, avaliação e sucesso escolar, a partir das experiências realizadas naquele estado de 1995 a 2006.

Em outro artigo, Sandra Zákia Souza, professora da Faculdade de Educação da USP, discute as políticas de implantação da organização das atividades escolares em ciclos e as implicações decorrentes disso, como no caso dos processos de avaliação dos alunos. Ladislau Dowbor, da PUC-SP, debate a importância da vinculação do aprendizado à realidade do local onde a criança vive.

A necessidade do aperfeiçoamento do ensino de ciências nas séries iniciais é a questão abordada por Ernst Hamburger, professor titular aposentado do Instituto de Física da USP e coordenador do programa ABC na Educação Científica, da Academia Brasileira de Ciências.

A edição contém ainda outras quatro seções dedicadas a outros temas. Alimentação e educação, reúne sete artigos sobre o tema. Na seção Bertolt Brecht, os professores Celso Frederico e Mark Clark debatem textos e biografia do autor alemão.

A seção Textos traz artigos sobre Graciliano Ramos, Fernando Sabino, Otto Lara Resende, Hélio Pellegrino, Paulo Mendes Campos, Luiz Gama e Hanna Arendt. A edição é completada por sete resenhas de lançamentos recentes no mercado editorial brasileiro.

Revista Estudos Avançados Nº 60
Editor: Alfredo Bosi
Preço: R$ 30
Mais informações: http://www.iea.usp.br
Locais de venda: http://www.iea.usp.br/iea/revista/onde.html