Nossos estudantes novamente foram muito bem na participação da Amorim Lima na OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, nesta edição de 2019 nossos estudantes trouxeram mais 7 medalhas de bronze e 14 menções honrosas. Agora já temos 40 medalhas – entre as ouro, prata e bronze – desde o ano de 2005, além de 93 menções honrosas.
Os medalhistas da Amorim Lima da edição de 2019 foram:
Nível I (6º e 7º anos)
Arthur da Silva Pires Lopes
Cyro Francisco Pena Veltman
Grabiela Abex Rodrigues Cadaval
Nível II (8º e 9º anos)
Caetano Gonçalves de Ávila Costa
Francisco Abex Rodrigues Cadaval
Luana Midoridel Mastro
Sami Barbosa Adissi
Veja abaixo as Menções Honrosas de 2019
Menção Honrosa
Nível I
Luan Izuka Cassetari
Mani Gil Filardi
Manuela Antiga Mardones
Nível II
Beatriz Alves Chagas Rodrigues
Enzo Mizumoto Ferreira
Matheus Adebayo Salazar Aroworowon
Thabata Neves
Em 2014 aconteceu a melhor participação dos estudantes de nossa escola, até o momento, com duas medalhas de ouro e três de prata e duas de bronze, além das seis menções honrosas. É importante lembrar que esta olimpíada é nacional e que são 350 medalhas distribuídas para todo o país.Programa de Iniciação Científica – A professora Maria Silvia destaque que além do incentivo ao estudo da Matemática a Olimpíada oferece a oportunidade aos medalhistas de participarem do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) da USP. Ela explica ainda que conforme o desempenho dos estudantes, o programa pode ser estendido a faculdade no período da graduação e pós graduação.
O PIC é um programa que propicia ao aluno premiado em cada edição da OBMEP entrar em contato com interessantes questões no ramo da Matemática, ampliando o seu conhecimento científico e preparando-o para um futuro desempenho profissional e acadêmico.No programa, o estudante poderá participar do PIC Presencial, se houver um polo de Iniciação Científica perto da sua residência, com encontros presenciais, geralmente aos sábados, ou participar do PIC a Distância com aulas virtuais.
Os alunos do PIC têm acesso a um fórum virtual, elaborado pela OBMEP, no qual, com ajuda de moderadores, realizam tarefas complementares às aulas. O material didático é preparado especialmente para os alunos nos diferentes níveis de participação.