As escolas municipais receberam, em fevereiro, os resultados da Prova São Paulo 2009. A Prova buscou aferir as competências em Língua Portuguesa e Matemática, e foi aplicada em outubro passado para todos os alunos dos 2os. e 4os. anos dos Ciclos I e II, e para um número restrito de alunos dos 1os. e 3os. Anos de ambos os Ciclos. A Secretaria Municipal de Educação comprometeu-se a enviar às residências dos alunos, por correio, os desempenhos individuais – o que todavia ainda não aconteceu.
Veja no quadro abaixo a Média das Proficiências em Matemática e Língua Portuguesa dos alunos do Amorim, do Município como um todo (SME) e da região do Butantã (DRE). Para o Ciclo II, podemos comparar as médias com os anos de 2007 e 2008. As avaliações do Ciclo I da Prova de 2007 tinham outra escala, o que impossibilita a comparação com o desempenho desse ano – para o Ciclo I a comparação possível é, pois, somente entre os desempenhos de 2008 e 2009.
Vê-se que em 2009 tivemos desempenho superior às médias tanto da cidade quanto da região do Butantã, em todos os anos de ambos os ciclos. Nos 2os. anos, de ambos os ciclos, o desempenho é bastante superior tanto em Língua Portuguesa quanto em Matemática. Nos quartos anos, a diferença é mais discreta. Com exceção do desempenho em Língua Portuguesa do 2º. ano do Ciclo II, todas as outras médias melhoraram em relação a nosso próprio desempenho em 2008.
Todavia, mais importante que examinarmos as médias seja talvez examinarmos a distribuição dos nossos alunos nos diversos níveis de desempenho, o que pode ser visto nas tabelas abaixo.
O bom desempenho do 2º. Ano do Ciclo I nos permite certo otimismo, já que 59,1% dos alunos obtiveram desempenho entre Adequado e Avançado para Língua Portuguesa, e somente 27,0% não têm de Matemática ao menos o conhecimento considerado básico para o Ano. É de esperar que essa boa base se traduza em bom desempenho nos próximos anos.
Todavia vê-se que, apesar de nossos alunos terem tido, na média, desempenho superior ao da rede municipal como um todo, e mesmo da região do Butantã, o caminho a percorrer é ainda longo. Principalmente em Matemática, a porcentagem de alunos com proficiência Abaixo do Básico é ainda bastante alta (apesar de ter melhorado para o Ciclo II, em relação a 2008).
Como fizemos nos dois últimos anos, uma reunião voltada específicamente para analisar os resultados da Prova será fundamental para pensarmos estratégias específicas para cada Ano. Quem sabe nossa próxima Roda de Conversa Pedagógica possa ter esse objetivo.
Postado por Luis Braga