Roda de Conversa sobre o dia-a-dia do Projeto Pedagógico. Isso te interessa!

No dia 14 de agosto, às 18h30, pais professores, alunos e diretoria fazem a
grande roda de conversa sobre o Projeto Pedagógico da escola. O desejo de conversar sobre esse assunto apareceu na última Assembleia de Pais e o que
todos querem é que o cotidiano dos alunos na escola seja proveitoso e
agradável. Além disso, os pais precisam saber como ajudar os filhos a obterem um bom rendimento na escola.

Abaixo, você lê algumas questões que serão discutidas nessa conversa. Mas, caso sinta falta de algo, por favor, envie para amorimlima@yahoo.com.br.

1- Como é a rotina do salão?

2- Quais são as oficinas oferecidas?

3- Como é o cronograma / projeto da Oficina de Matemática e o
acompanhamento em relação ao aprendizado efetivo dos alunos? Por que
os alunos usam mais o caderno de apoio e pouco o livro didático?
Dúvidas sobre sobre a qualidade do caderno de apoio. Duas aulas de
matemática por semana é suficiente?

4- O que acontece com os alunos entre uma oficina e outra? Ou
quando não tem oficina?

5- Como fica o projeto pedagógico em relação aos educadores da
prefeitura e os educadores das oficinas (ong)?

6- O que acontece com os alunos, cuja família não pode/ consegue
fazer um acompanhamento em casa do seu desenvolvimento escolar?

7- Como são elaborados os roteiros?

8- O Roteiro é dirigido?

9- Como é o acompanhamento dos Tutores em relação aos roteiros?

10- Existe uma diretriz geral sobre como o aluno deve realizar seus
roteiros? Por que alguns educadores exigem mais sobre Roteiros outros
menos e como o aluno fica quando muda de tutor.

11- Como a família pode acompanhar o conteúdo, e ser atualizada do
conteúdo e aprendizado do aluno? Como chega à família que o aluno não
está produzindo?

12- O que acontece com os alunos, cuja família não pode/ consegue
fazer um acompanhamento em casa do seu desenvolvimento escolar?

13- O que acontece com o aluno que NÃO quer fazer roteiro?

14- Quem é responsável pelo acompanhamento do aluno da tragetória
escolar do aluno: aprendizagem, constância, etc?

15- Existem momentos em que a proposta e quotidiano do projeto
pedagógico é compartilhada com os funcionários da escola: inspetores ,
ongs e terceirizadas?

16- Como a escola funciona para os 10% dos alunos cujos pais tem
escolaridade alta e para os que a família não tem condições de
ensinar / ajudar /incentivar em casa?

17- O que está acontecendo com o EIXO? para Ciclo I e CicloII

18- Como é incentivada leitura e uso da biblioteca pelos alunos para
ciclo 1 e 2?Existem momentos específicos em que os Tutores vão com
seus alunos a biblioteca pesquisar?

19- O que é? para quem é? e como é divulgada e acompanhada a recuperação?

20- Quais as diretrizes do Projeto Pedagógico Amorim Lima?

21- Os professores seguem estas diretrizes?

22- Dado que o aprendizado não acontece sem afeto, como é feito o
acompanhamento do desenvolvimento afetivo-cognitivo do educando?

23- A aquisição do conhecimento se dá na PRÁXIS, quais são os mome
ntos de PRÁXIS do educando na relação como professor?

24- Dar exemplos em que o aluno está adquirindo conhecimento através
da PRÁXIS. Como está a qualidade de escuta do professor na relação deste com o
aluno na descoberta do conhecimento?

25- Quais os momentos onde o professor se reconhece na escuta
diferente da escuta da educação tradicional na relação com o aluno no
salão?

26- O professor acaba reproduzindo a pedagogia bancária ou ele tem
ouvido aluno por aluno em suas singularidades?

27- O professor tem conhecimento de como está sendo construído o
raciocínio de cada aluno?

28- Como são realizadas as intervenções do professor junto ao
educando no processo de aprendizagem de um conceito no salão?