O curso Preparatório para o Ensino Médio é um trabalho voluntário de pais e colaboradores da EMEF Desembargador Amorim Lima. As aulas são gratuitas, acontecem três vezes por semana (no período noturno – entre 18h30 e 21h15 – com um intervalo de quinze minutos) e seu objetivo é preparar os alunos do nono ano a ingressarem nas escolas técnicas gratuitas. Em 2014, dezoito alunos do nono ano do Amorim entraram nas escolas técnicas – sempre com excelente colocação!
Para 2015, ATENÇÃO: as matrículas do Cursinho acontecerão SOMENTE no dia 23 de fevereiro de 2015! É uma segunda-feira, a partir das 19h, com a presença obrigatória do aluno e de um de seus responsáveis. Se possível, traga uma foto 3 x 4 do aluno e uma doação de papel sulfite para impressões de provas e eventuais materiais didáticos. Haverá uma reunião, nesta data, para apresentar a equipe de trabalho e as aulas começarão no dia 02 de março.
Quais são as escolas técnicas gratuitas de São Paulo?
1) Escolas Técnicas Estaduais, do Centro Paula Souza. Perto de nós temos a ETEC Guaracy Silveira, em Pinheiros, a ETEC Basílides de Godoy, na Vila Leopoldina e a ETEC Raposo Tavares, na COHAB Raposo. Todas as escolas têm excelente ensino médio, além de cursos técnicos integrados, optativos. O aluno presta o vestibulinho para o ensino médio e, se
quiser, na passagem para o 2o. Ano faz a escolha do curso técnico de preferência – se não
quiser fazer curso técnico, cursa só o ensino médio.
2) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – antiga Cefet. É a escola pública
de São Paulo melhor colocada nos últimos Enem’s, e possui altíssimo índice de aprovação
nas universidades públicas. O Ensino Médio é obrigatoriamente integrado ao técnico, cuja
opção já é feita no vestibulinho de acesso. O acesso é bastante concorrido, e fica no Pari –
quem mora no Butantã, vai de metrô e, caminha 15 minutos entre a Estação Armênia e a escola. O ensino é de altíssimo nível, e 100% dos formandos saem da escola com estágio ou emprego.
3) O Liceu de Artes e Ofícios. É entidade privada e possui ensino médio pago. Mantém
todavia, cursos técnicos integrados ao médio, totalmente gratuitos, com acesso
mediante vestibulinho.
As escolas técnicas estaduais, a federal e o Liceu são consensualmente as melhores escolas gratuitas de São Paulo, e têm qualidade equiparável às melhores escolas privadas da cidade. O acesso a elas é difícil, mas não é impossível. Com a boa base que os alunos adquiriram na escola, e um ano de dedicação séria e firme, o ingresso é perfeitamente viável. Mesmo aqueles que não pretendem ingressar nessas escolas técnicas podem fazer o Cursinho Preparatório e, dessa forma, ter uma ajuda importante para um melhor aproveitamento do ensino médio convencional.
Os organizadores do Cursinho avisam que o apoio dos familiares é sempre fundamental nesse último ano do Ensino Fundamental. O aluno precisa de espaço e de tempo para estudo, precisa de horário adequado de sono e tranquilidade para exercer suas funções escolares. É um ano de esforço conjunto que certamente renderá muitos frutos futuros.
One comment
Comments are closed.