Dicas para as férias em família

A Tutoria Pipoca Sapeca, do 1º ano da tarde, preparou uma lista de sugestões de atividades e lugares, que pode garantir diversão neste período de recesso escolar.

noticia_dicas_ferias_640_x_360_01

A lista nasceu de uma atividade da turma com a da Tutora Isabel Cristina, que compilou as falas e conversas das crianças e que agora eles compartilham com a Comunidade Amorim.

noticia_dicas_ferias_640_x_360_02

Confira as dicas da turminha do 1º ano da tarde:

Planeje um piquenique

Aproveite a oportunidade de compartilhar a cozinha com as crianças. Peça a ajuda deles. Coloque a mão na massa com eles.

noticia_dicas_ferias_640_x_360_03

Confeccione pipas

Na hora de empinar, não se esqueça de ir para um longe de fios de eletricidade. Muito cuidado e atenção! Procure os parques e locais abertos.

Faça bolinhas de sabão

Com um arame moldado ou com um pedaço de barbante, é possível fazer bolhas gigantes.

Crie uma Recurseria

A Recurseria é um local onde você pode guardar materiais reciclados. Você pode organizar em prateleiras, caixas ou em um armário. Assim poderá construir com suas crianças brinquedos utilizando materiais reciclados. Além disso, vocês também podem montar instrumentos musicais com garrafas e grãos.

noticia_dicas_ferias_640_x_360_09

Crie, dentro de casa ou no seu quintal, um circuito com diversos obstáculos.

Vale montar montanha de almofadas, sofá como escorregador, cabanas de lençol, passar por debaixo de mesas e cadeiras.

noticia_dicas_ferias_640_x_360_05

Faça um Camping dentro de casa

Monte diversas cabanas com lençol, cobertor e o que mais vier à mente.

Leve as crianças para conhecer seu local de trabalho

É uma ótima maneira deles conhecerem a rotina de seus pais e aprender um pouquinho mais sobre o cotidiano.

Faça uma tarde de cinema

Escolha filmes para rir, se emocionar e aprender e não se esqueça da pipoca.

Observe as estrelas

Sky View Free é um aplicativo que pode ser instalado em celular ou tablet, que utiliza a câmera do aparelho para dar informações sobre objetos no céu e seus nomes. Você também pode procurar e localizar estrelas específicas, estações espaciais e compartilhar suas descobertas no Twitter, Facebook ou Instagram.

 

Visite parques e praças e aproveite para explorar a natureza

noticia_dicas_ferias_640_x_360_06

Seguem algumas dicas

Parque Vila Lobos

Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 –  Pinheiros

Além da área livre para caminhar, andar de bicicleta, patins, o parque conta com atividades que variam entre patinação no gelo de forma ecológica, exposições e uma moderna biblioteca que oferece contação de histórias e atividades com monitores. O parque também conta com áreas com brinquedos como balança, escorregador, etc.

Parque Ibirapuera

Av. Pedro Álvares Cabral, s/n (Portão 10) – Vila Mariana

O Parque Ibirapuera é ideal para quem deseja relaxar, praticar exercícios ou até menos para sentar à sombra das árvores e conversar com amigos.A estrutura conta com ciclovia, parque infantil, lanchonetes, bicicletário, quadras poliesportivas, aparelhos de ginástica, museus e muito mais.

Parque Lúdico do Sesc Itaquera

Av. Fernando Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 – Itaquera

O Parque Lúdico Sesc Itaquera foi criado para proporcionar às crianças as mais diferentes experiências, além de ensinar a elas novas maneiras de brincar e diversão. Conta com três espaços interativos: Bichos da Mata, Espaço de Aventuras e Orquestra Mágica.

Zoológico de São Paulo

Av. Miguel Estéfano, 4241 – Água Funda

O Zoológico de São Paulo possui uma estrutura ampla e abriga mais de três mil animais. No local, é possível ver invertebrados, répteis, mamíferos, anfíbios e aves. Entre as espécies, há desde lagartos, até rinocerontes, passando por leões e araras.

 

Participe de programas culturais.

A cidade de São Paulo conta com diversas programações especiais para crianças nos Museus, Centros Culturais e Bibliotecas públicas.

MASP – Museu de Arte de São Paulo

Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista

Neste mês de julho o MASP está com duas exposições que falam sobre a infância:

PLAYGROUNDS 2016 – Exposição apresenta seis novos trabalhos de artistas que levam em conta o engajamento público no museu e em seu entorno. Céline Condorelli (França/Reino Unido), Ernesto Neto (Brasil), Grupo Contrafilé (Brasil), O Grupo Inteiro (Brasil), Rasheed Araeen (Paquistão/ Reino Unido) e Yto Barrada (Marrocos) são artistas cujas práticas envolvem o jogo, a participação, a esfera pública e a convivência coletiva, e por isso foram convidados a conceber propostas retomando o espírito de Playgrounds, uma exposição individual do artista Nelson Leirner realizada no MASP.Até 31 de julho.

HISTÓRIAS DA INFÂNCIA – Histórias da infância reúne múltiplas e diversas representações da infância de diferentes períodos, territórios e escolas, da arte africana e asiática à brasileira, cusquenha e europeia, incluindo arte sacra, barroca, acadêmica, moderna, contemporânea, e a chamada arte popular, bem como desenhos feitos por crianças. Até 24 de julho.

Pinacoteca do Estado de São Paulo

Praça da Luz, 2 – Luz

Todo 2° domingo do mês, das 11h às 15h, no átrio, 2° andar, a Pinacoteca do Estado de São Paulo promove o Pinafamilia.

O Pinafamília tem como objetivos estimular a visita de famílias à Pinacoteca; favorecer o convívio familiar por meio da fruição da arte e estimular a visita a espaços culturais; desenvolver processos de aprendizagem em arte por meio de atividades lúdicas e participativas; favorecer a compreensão, por esse público, da importância do patrimônio e de sua preservação. Dia 10 de julho.

CineSesc

Rua Augusta, 2075 – Cerqueira César

Todos os domingos, o CineSesc realiza o CineClubinho – uma sessão de cinema gratuita com filmes infantis de classificação livre. São dois horários: às 11h e às 13h. A retirada dos ingressos acontece 30 minutos antes da sessão.

Instituto Itaú Cultural

Avenida Paulista, 149 – Bela Vista l

O Fim de Semana da Família no Itaú Cultural é um evento repleto de atividades para visitantes de todas as idades. Lá acontecem apresentações de teatro, oficinas, música e ainda é possível participar do Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca de Livros, Gibis e DVDs.

Catavento

Pq. Dom Pedro II – Avenida Mercúrio, s/n – Brás

Diferentes de parques de diversões ou qualquer outro local que tenha brinquedos, mas não menos divertido, o Catavento Cultural e Educacional é um ótimo passeio para levar as crianças. O local é um espaço interativo onde os pequenos podem ter contato direto com a ciência. Além de ver, eles podem tocar e sentir experiências únicas, que vão mexer com o imaginário e instigá-las.

Biblioteca Monteiro Lobato

Rua Gal Jardim, 485 – Vila Buarque

Especializada em literatura infanto-juvenil, A Monteiro Lobato conserva um dos maiores acervos infanto-juvenis da América do Sul, com quase 50 mil títulos. Oferece uma extensa programação para crianças e adolescentes que inclui contação de histórias, cinema, teatro, palestra, show, oficina, sarau, exposição e muito mais.

Instituto Butantan

Av. Vital Brasil, 1500 – Butantã

No Instituto Butantan, além de conhecer seus serpentários, também poderá desfrutar do parque com suas árvores raras e grandes alamedas. No Instituto também funcionam dois museus: o Museu do Instituto Butantan (MIB) e o Museu Histórico. São mais de sessenta espécies de serpentes brasileiras e outras trazidas de quatro continentes, além de aranhas e escorpiões. Os exemplares mais interessantes ficam no museu.

 

Incentive as crianças a fazerem um diário, no qual elas possam registrar tudo o que vocês fizeram em família e o que mais gostaram!

noticia_dicas_ferias_640_x_360_08

Estas são as dicas da Tutoria Pipoca Sapeca. Aproveitem com suas crianças e boas férias!