A Música tomou conta da escola

No sábado dia 24 de setembro aconteceu na Amorim Lima mais uma Festa da Cultura. Neste ano o tema escolhido foi a Música.

slide_show_640_x_360_festa_cult_14

A festa do sábado foi o ponto culminante de um processo que se iniciou no mês de março, quando o tema Música foi escolhido pela assembleia dos alunos, e que começou a fazer parte dos trabalhos das Tutorias por toda a escola.

No dia da Festa da Cultura além de várias apresentações musicais, as famílias, os visitantes e participantes puderam conhecer exposições montadas pelas Tutorias com os resultados do que foi pesquisado e desenvolvido pelos grupos. Também aconteceram oficinas e exibições de vídeos.

As atividades aconteciam simultaneamente em todos os espaços da escola. O palco e a quadra coberta recebiam as apresentações musicais. As paredes e corredores receberam as exposições. As salas ofereciam oficinas e apresentações de trabalhos. O átrio contou com uma série de intervenções dentro do “Música: Desconstruindo preconceitos através de ícones, instrumentos e tecnologias”, que reuniu exposição de ícones da música, de instrumentos e tecnologia ligada à música, além de contar com um DJ, dança interativa e performances.

Veja abaixo uma Galeria de Imagens com algumas das apresentações.

 

Os ciclos trabalharam em conjunto e produziram pesquisas e muitos trabalhos que tiveram a Música como fio condutor como aconteceu, por exemplo, com a turma do 1º ano da tarde que a partir de uma brincadeira musical chamada “A Mariposa e outros Bichos” pesquisou sobre a vida de vários animais, seus hábitos alimentares, características de onde vivem entre outros pontos.

O Ciclo Intermediário desenvolveu os “Desenhos Sinestésicos” pesquisando se “É possível desenhar música?”. Já os 7º, 8º e 9º anos escolheram como subtema “Música e Ideologia” que investigou os discursos ideológicos musicais. Outro exemplo foi a exposição “Descobertas da ciência sobre a música”, que trazia dados científicos e de pesquisas sobre a influencia da música em nosso dia-a-dia.

Veja abaixo uma Galeria de Imagens das exposições que estavam espalhadas pela escola.

 

Além das apresentações musicais das alunas e alunos da Amorim Lima, que contou inclusive com uma opereta que apresentou a história de Ártemis e Apolo, e musicais como “High School” e “Saltimbancos”, a Festa da Cultura da Amorim recebeu a apresentação de nossos parceiros de longa data: a roda de capoeira do CEACA e o maracatu do Baque Livre. Grupos de fora da escola também vieram como, por exemplo, o grupo de músicos colombianos, que vivem em São Paulo, o Cambamberos, o forro do grupo Quarteto da Imenda, a música instrumental do duo João e Maria. Também se apresentaram os corais Cidadãos Cantantes e o Coral Aracê.

Assista abaixo a momentos de algumas das apresentações musicais.

As Comidas e os Sucos Especiais (tradição da Amorim) da festa fizeram um dueto de muita qualidade com a Música. Churrasquinho, Escondidinho, Yakisoba, Comida Vegana e a Barraca de Doces do 9º ano agradaram ao paladar da Comunidade Amorim.

Assista a mais um vídeo da Festa da Cultura;

Confira abaixo mais fotos da Festa da Cultura.

Leia também
Mutirão do Parque Sonoro