O desfile dos blocos da Amorim fechou um grande processo de aprendizagens e descobertas no dia 24 de fevereiro, sexta-feira de Carnaval.
Em dois períodos do dia, pela manhã e no final da tarde, todas as turmas da escola do 1º ao 9º ano saíram pelas ruas do bairro para cantar e dançar. O professor Marcinho puxava as marchinhas no início e na volta o maracatu é quem comandava.
Foi o encerramento de um trabalho que teve como base um roteiro especialmente preparado com o tema do Carnaval. O roteiro sugeriu aos estudantes pesquisar e conhecer mais sobre o Carnaval, como por exemplo, conhecer suas origens que não são brasileiras. Entender as diferenças entre como ele acontece nas regiões brasileiras. Também sugeria aos alunos que conhecessem as marchinhas e entendessem seus contextos.
A coordenadora pedagógica, Renata Camargo destacou que “todo ano a gente vive este projeto Carnaval na escola. Vive esta manifestação da cultura brasileira. Este ano nós elaboramos um roteiro de pesquisa, no qual cada estudante, desde o 1º ao 9º ano fez a sua pesquisa, viveu este roteiro e envolvemos as famílias, pois várias das atividades eram para ser desenvolvidas com as famílias”.
Renata ressalta a mobilização de toda a comunidade escolar explicando que este “é um momento de muita troca, em que as famílias trazem seus repertórios, suas vivências. As crianças que não viveram a época das marchinhas de carnaval acabam experimentando e conhecendo um pouco das manifestações da época de seus pais e avós”.
A coordenadora destaca que este é um momento “de resgate da nossa história e esta vivência que termina nesta sexta, com um cortejo pelo bairro que envolve as pessoas pela rua é para nós um momento de encantamento”, completou.
O professor de música Marcinho destacou que o movimento de carnaval na Amorim vem em um crescendo. “Este ano foi muito especial porque desde os pequeninos aconteceu um processo muito legal com as marchinhas. As professoras puderam aproveitar muita coisa na alfabetização, que era um sonho como professor de música, que é unir a musicalização e a alfabetização”, completou.
Marcinho ainda ressaltou que este carnaval mexeu muito com a escola, tanto na parte da alegria como na parte pedagógica que andaram juntas. “Uma coisa que é a cara da Amorim, fazer esta revolução da felicidade e aprendizado, as crianças brincarem e aprenderem”, finalizou o professor de música.
Veja abaixo a primeira parte da Galeria de Imagens do dia do desfile. (Fotos feitas por Will Cavagnolli dos Santos, pai da Cecília do 2º ano da tarde com colaboração do amigo da Amorim Lima, João Sena.)
Isabel Cristina, professora e tutora do ciclo de alfabetização também destacou o roteiro do carnaval, pois ele trouxe uma nova vivência, um novo olhar para a turminha. “Ele foi trabalhado em forma de brincadeira de rua, dando um significado cultural para eles, em cima das marchinhas, do contexto histórico”, completou.
A tutora ressaltou que foi muito interessante ver os pequenos descobrirem, com surpresa nas pesquisas que o carnaval não é uma coisa que nasceu no Brasil, que ele veio de fora e que hoje está completamente integrado com nosso país.
No trabalho da tutoria do segundo ano, segundo Isabel, a confecção dos abadas mostrou a questão da identidade de cada um na escolha de como customizar, pintar e cortar as camisetas, “o valor da singularidade que surgiu por intermédio de uma brincadeira de carnaval”, finalizou a professora.
Veja abaixo a segunda parte da Galeria de Imagens do dia do desfile.