Exposição dos trabalhos da Oficina ArtecomCiência

A professora Massumi da Oficina ArteComCiência está promovendo uma exposição com uma parte dos registros dos trabalhos desenvolvidos pelas crianças do 1º e do 2º ano.

Mas que mistura é essa, arte com ciência?

A proposta desta oficina é aproveitar a curiosidade natural das crianças que estão iniciando a sua vida escolar, utilizando-a em um processo de “alfabetização científica”. Massumi explica que “o registro das nossas experiências e descobertas se faz com diferentes linguagens da arte, promovendo também uma vivência significativa no uso de materiais e resultados estéticos”.

A partir do mote OS SERES VIVOS, para os primeiros anos (manhã e tarde), a professora conta que o grupo iniciou este processo com a experiência de acompanhar o desenvolvimento de uma semente até que ela se desenvolvesse em uma planta. “Nesse percurso, raízes, caules, folhas, flores e frutos foram observados, podendo se verificar que a vida tem um ciclo: da semente ao fruto, à semente novamente”, completa Massumi.

A professora ressalta que os estudantes descobriram que a pesquisa pode ser feita com todos os sentidos, pois além do olhar, o tato, o olfato e o paladar nos auxiliaram a desvendar as partes das plantas e suas utilidades.

Já com os segundos anos tiveram início as atividades de  “OLHAR O MUNDO COM OLHOS DE ENXERGAR” com os insetos. Segundo Massumi, os insetos pelo pequeno tamanho e pela aversão que causam em alguns são ótimos instrumentos para apurar a capacidade de pesquisa. “Com lupas em punho, nossos pesquisadores passaram a observar baratas, grilos, mariposas, libélulas, besouros e suas larvas, com o desafio de representarem por meio de desenhos e colagens todas as suas pequenas estruturas”, finalizou.

A exposição está instalada no corredor ao lado da biblioteca. Aproveite sua ida à escola para deixar ou buscar suas crianças e vá com elas conhecer os trabalhos e conferir a riqueza do que elas fizeram.