Amorim Lima participará do Programa Myra

Nossa escola foi uma das três escolhidas para participar do primeiro edital do Programa Myra – Juntos pela Leitura.

O programa parte do princípio de que a leitura é um direito de todos e representa uma via de acesso aos bens culturais construídos pela humanidade, cabendo a toda a sociedade garantir às crianças as condições de entrada no universo da leitura.

O público prioritário do Myra são crianças e adolescentes, do 4º ao 6º ano, que não tiveram condições de se desenvolver como leitores e que têm interesse em participar do programa. Eles são indicados pela escola, considerando seu desempenho escolar e a possibilidade de o Myra apoiar o seu avanço. Também participam de uma avaliação fornecida pelo programa que considera as condições de acesso que os alunos têm à leitura. Cabe ao aluno convidado decidir se participa e à família autorizar por escrito a sua participação.

As sessões de leitura do Myra são semanais, têm uma hora de duração e são realizadas em duplas (um voluntário e um aluno), como meio de estreitar vínculos e estabelecer a confiança para que a aprendizagem aconteça. Os encontros acontecem na escola, que recebe um material de apoio do programa e é orientada e acompanhada de modo que sua equipe compreenda a concepção do programa, seu objetivo e funcionamento, garantindo sua adequada implementação.

Você e sua família podem participar do programa como voluntários-tutores. Para isso, é necessário se cadastrar no site do Programa Myra – http://programamyra.org. Em nossa escola serão 30 alunos nesta primeira experiência. Assim serão necessários 30 voluntários. Neste link você também poderá conhecer mais profundamente como funciona o Myra.

Inspirado no Projeto LECXIT, que foi criado em Barcelona em 2011, o programa foi trazido ao Brasil em 2016 por iniciativa da Fundação SM, e contou com a parceria da Comunidade Educativa CEDAC para adaptá-lo ao contexto brasileiro. O programa é direcionado aos 4º e 6º anos, do Ensino Fundamental das escolas públicas brasileiras.