Festa dos Povos Originários

No dia 5 de maio, das 12h às 17h, acontecerá aqui na Amorim Lima a Festa dos Povos Originários. Neste dia a Comunidade Amorim Lima se reunirá para pensar, viver e refletir a Cultura Indígena em nosso país.

Durante o mês de abril as Tutorias e Oficinas trabalharam em conjunto, cada uma a sua maneira, em um grande esforço para mostrar e apresentar aos estudantes em como lidar com esta cultura e suas interações com a história e a alma brasileiras.

Angela Papiani em seu livro “Povo Verdadeiro” (Editora Ikore, 2009), conta que na costa brasileira, quando os primeiros portugueses chegaram, estima-se que viviam 5 milhões de pessoas indígenas, de mais de mil etnias diferentes. Ela ainda explica que “no processo de formação do Brasil, desapareceram para sempre cerca de 800 povos com todo o conhecimento que tinham, sua história, filosofia, língua, religião, arte, sua experiência de vida neste mundo. Uma riqueza e diversidade irrecuperáveis”.

Por conta de questões como esta é necessário que se proporcione a todos nós uma reflexão sobre os encontros e desencontros desta origem. A diretora da Amorim Lima, Ana Elisa, ressalta que este é um momento essencial para se forma uma frente de trabalho que gere diálogos e que faça pensar neste assunto e vivenciar este conhecimento.

Entender a cultura indígena é um ponto muito importante na formação de nossa cultura. Tanto que em de 2008, a Lei 11.645 alterou novamente a LBD para incluir no currículo a obrigatoriedade do estudo da história e cultura dos povos indígenas, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, público e privado, juntando-se ao estudo da cultura afro-brasileira, que já estava determinada pela Lei 10.639/2003.

Na Amorim Lima estes estudos sempre estiveram inseridos no Projeto Político Pedagógico da escola, independentemente de sua obrigatoriedade. Desta forma a Festa dos Povos Originários de nossa escola contará com uma série de atividades que permitirão esta vivência. Conheça alguma delas:

– Espaço Indígena: na área onde ficava a OPI serão colocadas redes, esteiras, objetos indígenas para que as pessoas possam vivenciar um pouco sobre a cultura dos povos originários. Lá também acontecerão rodas de conversa sobre o tema.

– Salas da escola contarão com exibição de filmes sobre os índios e a situação da cultura indígena no Brasil.

– Sala com exposição de objetos indígenas “Para que serve”, que mostrará a utilização prática destes objetos no dia a dia dos índios e das aldeias.

– Desenho durante a festa, em uma parede da escola, de um mapa do Brasil com as demarcações das terras indígenas.

– Apresentações de músicas indígenas e da cultura dos índios.

– Debate com apresentação de documentário sobre a etnia Yudja com presença de índios desta etnia.

– Pintura corporal.

– Oficina de culinária para preparar o almoço que será compartilhado gratuitamente com todos que comparecerem a festa. O almoço será composto de arroz, peixe e pirão no modo dos índios.

– Barracas para a venda de doces e sucos.

– O CHAS (Comissão de Horta e Alimentação Saudável) terá uma atividade especial com os produtos PANCS (Plantas Alimentícias Não Convencionais).

– Sarau poético organizado pelos alunos do 9º ano.

– Roda de conversa promovida pela Comissão de Direitos Humanos sobre os Povos Originários com presença de debatedores convidados.

Venha participar e entender mais sobre a Cultura Indígena em nosso país.

Para festa contaremos com a ajuda da Comunidade Amorim Lima, para as doações de alimentos e participação no mutirão de montagem e desmontagem das barracas. Acompanhe por aqui em nosso site e em nossa página no Facebook para saber como fazer.