Inspiração em Tarsila do Amaral no projeto para Festa da Cultura

A tutoria da professora Renata Lee do 4º ano da tarde desenvolveu um projeto com as frutas dentro do tema para a Festa da Cultura deste ano que é gastronomia.

No primeiro semestre de 2019, a tutoria estudou a vida e obra da artista plástica Tarsila do Amaral, que incluiu uma visitação à exposição sobre ela no MASP. Renata explicou que pensando na continuidade da temática, pesquisamos quais obras da pintora brasileira tratavam de alimentação ou gastronomia. A pesquisa feita pelos estudantes encontrou uma série de quadros de Tarsila que representava mercados e alimentos.

Segundo a professora, a pesquisa se desdobrou sobre a temática frutas, explorando o seu processo de formação, diferenciação e possíveis formas de produção.

Renata explicou que na conclusão do trabalho para a Festa da Cultura foram feitas “duas receitas maravilhosas: bolos banana e de maçã e salada de frutas, que foram preparadas pelas crianças. Na receita da salada de frutas elas experimentaram a expressão artística com as frutas, formando imagens ou visualidades e utilizando como forma de registro, a fotografia”, completou a professora.

Veja aqui uma galeria de imagens das atividades do preparo das receitas.