Carin Primavesi visita a Amorim Lima

A tutoria da professora Sandra, do período da tarde, recebeu para uma conversa, no dia 08 de outubro, Carin Primavesi. Carin é escritora, engenheira, psicopedagoga e psicanalista. Ela também faz pesquisas sobre neurociências, nutrição funcional e agroecologia. Ela é filha da Ana Primavesi autora do livro “A Convenção dos Ventos”, que está sendo utilizado na tutoria da professora Sandra, dentro do projeto de Educação Ambiental. A vinda de Carin é mais das ações da II FLAL – Feira Literária da Amorim Lima, que acontecerá no dia 19 de outubro.

Carin conversa com o grupo da tutoria na biblioteca da escola

A professora Sandra explica que dentre as frentes de pesquisa que a tutoria está fazendo, o grupo tem trabalhado com os contos do livro “A Convenção dos Ventos”. Fichas de leitura, representação em desenhos, práticas de reciclagem e muitas rodas de conversa fazem parte dos encontros da tutoria.

O encontro com a Carin foi pensado para dar mais força ao trabalho, aprofundar o entendimento sobre o conteúdo e é claro conhecer alguém tão próximo da autora. Para recebê-la pensamos em várias perguntas que foram enviadas antes para aquecer a conversa. Também organizamos algumas guloseimas para comermos juntos. Para a surpresa de todos, Carin presenteou a turma com deliciosas balas de chocolate! A animação pela hora do lanche foi geral”, explicou Sandra.

Após o lanche, Carin e os estudantes, que na tutoria formam um grupo multisseriado (3° a 5° ano) fizeram um passeio pela escola para apresentar nossa horta PANC à convidada. A professora Sandra destaca que “enquanto caminhávamos íamos explicando como é o nosso projeto e tudo que fazemos na rotina, pois descobrimos que Carin não conhecia a Amorim Lima”, completou.

Durante a conversa na biblioteca da nossa escola, a turma demonstrou muita clareza com o assunto. Sandra destaca que o grupo “conseguiram lembrar-se dos contos e posicionar-se criticamente. Carin nos revelou curiosidades sobre o nome das personagens do conto “Tatá, Pepê e Gigi” e ajudou a entender melhor sobre o uso que pode ser feito da terra e as consequências no nosso bem estar e na alimentação”. Segundo Sandra, Carin também reforçou com os estudantes sobre a importância de adotarmos bons hábitos alimentares para ter um bom desenvolvimento e desempenho escolar. Sua profissão trata deste assunto e também aborda sobre dificuldades de aprendizagem.

Alguns registros dos estudantes após o encontro.

Ao final do encontro a turma mostrou a escritora o papel reciclado produzido por eles e explicou que esse material será utilizado para representar o estudo do grupo com os contos. “Nos despedimos com muitos agradecimentos e abraço coletivo! Já Carin, nos deixou com a expectativa de retornar para aprofundar mais a prosa quando concluirmos a leitura do livro. Esperamos muito que isso aconteça, pois, adoramos a visita e  teremos muito que compartilhar. Agradecemos muito a Carin por ter topado esse encontro”, completou a professora Sandra.

Veja neste link uma Galeria de Imagens da vista de Carin. Confira também alguns dos registros dos estudantes sobre o encontro.

Além de Carin Primavesi, a organização da FLAL já ajudou a trazer Marcus Aurelius Pimenta para uma conversa com os estudantes da tutoria da professora Bernadete e Marcelo D’Salete para um bate papo com a tutoria do professor Wesley.

Saiba mais sobre a II FLAL – Feira Literária Amorim Lima.