Olá Famílias da Amorim Lima!
“A vida só é possível
reinventada.”
Cecília Meirelles
Estamos enfrentando neste momento de nossas vidas situações e consequências da pandemia do Coronavírus (COVID-19), que afetam diretamente questões da saúde física, emocional, mental, econômica e social. Temos no isolamento social uma ferramenta fundamental para o combate ao contágio.
No entanto, este isolamento social vem trazendo desafios que não estávamos preparados para enfrentar, fazendo com que toda nossa sociedade se mobilizasse para aprender a viver nesse momento tão difícil.
Com isso, a gestão e o corpo docente de nossa escola viram a necessidade de conhecer mais a fundo a situação de nossos estudantes e suas famílias. Assim foi feito um levantamento para ajudar no planejamento das atividades durante este período. Foi criado um formulário para buscar as informações sobre:
- Como as famílias estão sendo afetadas pela situação atual
- Como as crianças e adolescentes estão encarando o isolamento
- Como são as condições de acesso à internet, quais equipamentos existem disponíveis na casa de cada um
- As situações de vulnerabilidade de cada família entre outros pontos.
A pesquisa foi enviada por diversos canais, tanto pelos tutores para as famílias dos seus tutorandos, quanto por e-mail, grupos de WhatsApp, site da escola e nosso canal no Facebook. Até o momento, dos 810 estudantes de nossa escola, conseguimos ter contato e resposta de 517, no entanto estamos buscando, fortemente, as que faltam, a fim de podermos atender às necessidades de toda a nossa comunidade e, assim, ninguém ficar de fora das ações para construir o projeto de educação virtual para esse tempo de pandemia. Caso você ainda não tenha respondido, por favor, o faça o mais rápido possível, utilize o link abaixo. Sua resposta é muito importante!
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdzRdFaKtNBFtxYHknWx1GmzrLGp5K2ij0scjaOa_OBz0hc-A/viewform |
Ou pelo QR-code:
Os dados coletados até agora no mapeamento, foram cruzados com as informações colhidas pelos tutores junto às famílias de suas tutorias. A partir desse cruzamento, pudemos organizar ações efetivas para ajudar na solução de alguns problemas mais emergenciais encontrados, tais como: crianças com falta de acesso à tecnologia e famílias que demandavam algum tipo de apoio emergencial.
No levantamento feito até agora, localizamos menos de 2,4% de crianças sem nenhum acesso à tecnologia. Para essas crianças emprestamos computadores e, também, enviamos materiais didáticos como livros, cadernos de roteiros de pesquisa, cópias de materiais necessários para o estudo.
Com relação às famílias, constatamos que nossa escola tem um total de 75 estudantes inscritos nos programas sociais governamentais como o Bolsa Família e o Cadastro Único, que receberam o Cartão Alimentação e Cesta Básica. Além dessas famílias, em nosso levantamento, encontramos outras 20, sem nenhum tipo de auxílio governamental, para as quais conseguimos um tipo de cartão alimentação fornecido por parcerias feitas com grupos comunitários.
Neste momento, para construir o processo pedagógico, optamos por utilizar dois dispositivos fundamentais de nosso Projeto Especial Amorim Lima: as Tutorias e os Roteiros de Pesquisa. Escolhemos a Tutoria para garantir a atenção e cuidado com nossos estudantes, fortalecendo os vínculos, que esse acompanhamento mais próximo propicia, e os Roteiros de Pesquisa, por possibilitarem o trabalho e sua continuidade, garantindo um aprofundamento do percurso da autonomia.
Cada
tutor tem sua Sala de Aula Virtual na qual os estudantes acessam por meio de
seu e-mail institucional (todas as crianças de nossa escola tem um e-mail
institucional da Amorim Lima). Nessa Sala são realizadas as reuniões de
tutoria, que acontecem com uma frequência regular semanal, podendo ser com grupos
menores ou maiores, dependendo da dinâmica e projeto do tutor.
Sabemos e acreditamos que os encontros virtuais não substituem os encontros
presenciais, o dia a dia do salão, das trocas dos grupos de estudo, das
interações entre os estudantes, no entanto, esses encontros virtuais são
ferramentas importantes neste momento, para que todos possam manter seu
trabalho e seu aprendizado, dentro de uma rotina continuada.
Na Sala de Aula Virtual, o estudante encontra seus roteiros de pesquisa, o quadro de acompanhamento de roteiro digital para sua organização, as fichas de finalização, que devem ser feitas quando os roteiros são finalizados, projetos e atividades específicas da tutoria. Além disso, estão disponíveis as atividades sugeridas de Artes, Inglês e Educação Física e o quadro de horários da rotina semanal da tutoria. Nessa Sala de Aula Virtual, o estudante pode postar as atividades realizadas, os portfólios feitos dos roteiros, para que possam ser apreciadas pelo tutor e obtenham devolutivas do trabalho realizado.
Os tutores têm feito reuniões com as famílias com bastante constância, para poder auxiliar as demandas que têm surgido ao longo desse tempo. Cada tutor construiu sua forma de atuar, dentro dos Princípios de nosso Projeto. Além disso, os tutores montaram rotinas especiais com as crianças e famílias que não possuem facilidade de acesso à Internet ou que tenham restrições de uso, por questões de horário de trabalho de seus familiares ou de disponibilidade de equipamento.
Abrimos uma Sala de Teatro Virtual onde já aconteceram várias apresentações: uma de Teatro de Sombras e outras do Show de talentos. No Teatro de Sombras participaram simultaneamente 60 crianças do Ciclo Intermediário. Já no 1º Show de Talentos da Quarentena foram tantos inscritos, aproximadamente 100 crianças e adolescentes, que ele precisou ser dividido em quatro edições.
As aulas de Latim (5º ano), Grego (7ºano), Filosofia e Arqueologia (8º ano) estão voltando com força total em salas virtuais próprias para essas atividades, as quais estão sendo acessadas pelos estudantes dos anos respectivos, também por meio de seus e-mails institucionais.
Criamos em nosso ambiente virtual, uma Sala de Conversa, onde um grupo de psicanalistas pertencente ao Fórum Lacaniano, que já vinha fazendo um trabalho presencial na escola, está com horários disponíveis para um atendimento virtual para nossa comunidade. Você pode agendar uma conversa pelo e-mail lacanianos@amorimlima.org.br. Já fizemos a primeira Roda de Conversa “Como a Pandemia nos afeta”, sob a coordenação do grupo Lacaniano.
Os educadores e a gestão estão mantendo encontros constantes com o intuito de criarmos um espaço de formação e organização de nosso fazer pedagógico incluindo assim o aprimoramento das ferramentas tecnológicas que estamos utilizando neste mundo virtual. Esses momentos têm como objetivo a construção de uma organização sólida para que possamos nos acolher e acolher nossa comunidade.
Temos um grupo de professores que se dispuseram, voluntariamente, a construir uma equipe de suporte que tem como objetivo trabalhar no apoio ao atendimento das dificuldades no uso da tecnologia das Salas de Aula Virtuais e do e-mail institucional, tais como problemas de acesso, senhas e outras questões ligadas à sua utilização. Para falar com esta área de suporte, você pode enviar um e-mail para suporte@amorimlima.org.br com sua demanda. Não se esqueça de informar o nome completo e a qual tutoria pertence.
Criamos um canal de comunicação específico para as necessidades das famílias de nossa comunidade nesse período da pandemia: apoiosolidario@amorimlima.org.br. Além disso, as famílias podem entrar em contato com a gestão e secretaria da escola, pelos telefones 3726-1119 e 3726-8049, que está com plantões todos os dias da semana.
Esperamos que essas informações ajudem no entendimento do trabalho que vimos realizando, tanto em relação à rotina pedagógica, quanto ao atendimento de necessidades de outras naturezas.
Um forte abraço!
A Direção