Semana da Cultura Amorim Lima

Entre os dias 19 a 23 de outubro acontecerá a Semana da Cultura da Amorim Lima. Esta será mais uma Festa da Cultura de nossa escola, desta vez adaptada para a realidade virtual provocada pelo afastamento necessário por conta da pandemia do coronavírus. Assim como aconteceu com a Festa Junina e a Semana do Brincar, as atividades acontecerão por meio do Google Meeting.

No entanto, a Festa da Cultura não é só o que vai acontecer nesta semana entre os dias 19 e 23 de outubro. A Festa é a finalização de um processo que envolve todas as tutorias da escola.

O tema é escolhido pelos estudantes, por meio de assembleias e votações, que neste ano acontecerão virtualmente e terão início já nestes dias 14 e 15/09 (das 10h às 12h e das 15h às 17h). As tutoras e tutores já vem conversando com suas turmas desde a semana passada para este dia e também disponibilizando o link para a defesa dos temas. Nas assembleias são apresentados os temas e nelas acontecem também a defesa de cada um dos dos apresentados. Em 2015, o tema foi Cinema e em 2016, a Música. 2017 foi a vez de Games e Tecnologia. Já em 2018 foi Esporte, Jogos e Brincadeiras e no ano passado Gastronomia.

Neste link é onde acontecerá a defesa dos temas:
http://meet.google.com/qqh-kxyj-nxc

Nos dias 16 e 17/09 acontecerá a eleição dos temas por meio de um formulário, que também estará disponível nas salas das tutorias do Google Classroom. No dia 18/09 será a apresentação do tema eleito das 12h às 13h.

A Festa da Cultura é um dos maiores exemplos de democracia participativa de nossa escola e aplicação direta do Projeto Político Pedagógico (PPP). Ela é a aplicação prática de dois Objetivos Específicos do PPP:

– Ampliar as experiências culturais para a transformação das relações entre os homens em sociedade.

– Criar e organizar os espaços para o pleno desempenho do projeto.

Ela não é um evento pontual que se resume ao dia da festa, no caso deste ano na Semana da Cultura. A Festa é o ponto de culminante de um grande processo, o fechamento de um ciclo virtuoso. É um trabalho extenso que se inicia com a escolha do tema. Neste ano o processo será mais condensado, no entanto, não deixará de ser intenso.

Quem participa somente o dia da Festa da Cultura, não tem ideia do quanto, aquilo que se vê, gerou de trabalho para as etudantes e os estudantes. Muito tempo de pesquisa e aprendizado, dedicação das tutoras e dos tutores e atuação comunitária. Aliás, a melhor maneira de entender e sentir esta festa é acompanhar o que suas filhas e filhos fazem durante o processo de preparação para o dia da Festa.

Acompanhe as informações das tutorias de suas filhas e filhos. Também serão enviados emails e aqui no site também será sempre atualizado.