Semana da Cultura Amorim Lima

Entre os dias 03 a 05 de novembro acontecerá a Semana da Cultura da Amorim Lima. Esta será mais uma Festa da Cultura de nossa escola, desta vez adaptada para a realidade virtual provocada pelo afastamento necessário por conta da pandemia do coronavírus. Assim como aconteceu com a Festa Junina e a Semana do Brincar, as atividades acontecerão por meio do Google Meeting.

No entanto, a Festa da Cultura não é só o que vai acontecer nesta semana entre os dias 03 e 05 de outubro. A Festa é a finalização de um processo que envolve todas as tutorias da escola.

O tema é escolhido pelos estudantes, por meio de assembleias e votações, que neste ano aconteceram virtualmente entre os dias 14 e 15/09. Nas assembleias são apresentados os temas e nelas acontecem também a defesa de cada um dos dos apresentados. Em 2015, o tema foi Cinema e em 2016, a Música. 2017 foi a vez de Games e Tecnologia. Já em 2018 foi Esporte, Jogos e Brincadeiras e no ano passado Gastronomia.

O tema escolhido deste ano é Cultura Geek. Confira abaixo o cronograma das apresentações da semana:

Neste link você pode entrar para acompanhar as apresentações e atividades todos os dias. Utilize os emails institucionais de suas filhas e filhos para acessar.

meet.google.com/tfn-qyxq-ijv

A Festa da Cultura é um dos maiores exemplos de democracia participativa de nossa escola e aplicação direta do Projeto Político Pedagógico (PPP). Ela é a aplicação prática de dois Objetivos Específicos do PPP:

– Ampliar as experiências culturais para a transformação das relações entre os homens em sociedade.

– Criar e organizar os espaços para o pleno desempenho do projeto.

Ela não é um evento pontual que se resume ao dia da festa, no caso deste ano na Semana da Cultura. A Festa é o ponto de culminante de um grande processo, o fechamento de um ciclo virtuoso. É um trabalho extenso que se inicia com a escolha do tema. Neste ano o processo será mais condensado, no entanto, não deixará de ser intenso.

Quem participa somente o dia da Festa da Cultura, não tem ideia do quanto, aquilo que se vê, gerou de trabalho para as etudantes e os estudantes. Muito tempo de pesquisa e aprendizado, dedicação das tutoras e dos tutores e atuação comunitária. Aliás, a melhor maneira de entender e sentir esta festa é acompanhar o que suas filhas e filhos fazem durante o processo de preparação para o dia da Festa.

Acompanhe as informações das tutorias de suas filhas e filhos. Também serão enviados emails e aqui no site também será sempre atualizado.