Amorim Lima participa da 1ª Mostra Escola Cirandeira

Nossa escola participa da 1ª Mostra Escola Cirandeira promovida pela Ciranda Filmes. O filme “Quando eu Voltar” é o resultado de um projeto de Teatro de Sombras da turma das estudantes e dos estudantes da tutora Bernadete Alves, em parceria com a sombrista Silvana Marcondes da Cia Pavio de Abajour.

Tela do filme “Quando eu Voltar”

Em 2021, a Ciranda de Filmes convidou educadores, professores e espaços de aprendizagem a compartilharem seus filmes, vídeos, ensaios, registros ou experimentos audiovisuais para compor a 1ª Mostra Escola Cirandeira.

Bernadete explica que percebendo o momento delicado que suas tutorandas e tutorandos estavam durante o início da pandemia, convidou a sombrista Silvana Marcondes para desenvolver um projeto com teatro de sombras junto a turma. O primeiro processo foi ensinar as técnicas do teatro de sombras para as crianças, junto às suas famílias, contarem historias próprias utilizando esta técnica de teatro, dentro do roteiro pedagógico de pesquisa “Quem sou eu”. O segundo processo foi a criação de silhuetas em papel de cada um da turma e o terceiro processo foi criar com as alunas e alunos um texto sobre o que eles desejavam que acontecesse quando a pandemia terminasse e todos voltassem a viver seus cotidianos anteriores.

A ideia da mostra é reunir conteúdos audiovisuais que privilegiem a sensibilidade do olhar do educador para as crianças, os jovens e os adultos, e revele as experiências de troca de saberes e aprendizagens. Foram aceitas obras de curta-metragem, de todos os formatos e gêneros, realizadas em espaços e tempos diversos.

Tela do filme “Quando eu Voltar”

Este filme e os outros filmes selecionados para a Mostra ficarão disponíveis na mostra até 10 de dezembro. Clique aqui para visitar o site da Mostra.

No dia 5 de dezembro, às 17h30 a professora Bernadete participa da – Roda de Conversa: 1ª Mostra Escola Cirandeira: o esperançar ativo e coletivo nos processos artísticos e criativos dos espaços de aprendizagem – que acontecerá no canal do YouTube da Ciranda Filmes.