Os familiares e responsáveis por estudantes na EMEF Des. Amorim Lima, que queiram compor ou participar do corpo de conselheiros e suplentes representantes do segmento de familiares do Conselho de escola de 2022, podem fazer isto por meio do formulário de candidatura aqui neste link. O prazo para candidatura é até dia 10 de abril de 2022.
“O Conselho de Escola é um colegiado com função deliberativa e direcionada à defesa dos interesses dos educandos e das finalidades e objetivos da educação pública do Município de São Paulo.” conforme dita a LEI Nº 14.660, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2007.
Conforme explica o site do Ministério da Educação (MEC), “Conselho de Escola por ser constituído por representantes de todos os segmentos da Unidade Educacional, oportuniza a participação da comunidade escolar nas decisões, no estabelecimento de metas e na busca de soluções para os problemas do cotidiano da Unidade, nos termos da Indicação CME nº 07/98”.
“Cabe ao Conselho zelar pela manutenção da escola e monitorar as ações dos dirigentes escolares a fim de assegurar a qualidade do ensino. Eles têm funções deliberativas, consultivas e mobilizadoras, fundamentais para a gestão democrática das escolas públicas”.
O Conselho de Escola é formado por 23 conselheiros titulares assim distribuídos, por segmento:
Membro nato
01 Diretor de escola
Membros eleitos
06 da Equipe Docente
02 da Equipe Técnica
02 da Equipe de Apoio à Educação
04 da Equipe Discente
08 Pais e Responsáveis
Aqui em nossa escola, desde a formação do primeiro Conselho, dentro do nosso Projeto Político Pedagógico, a presidente ou o presidente do Conselho de Escola é sempre do segmento famílias e elegemos um suplente para cada membro eleito.
Para participar, a candidata ou candidato a conselheira ou conselheiro deve estar comprometida(o) com zelo e respeito na representação das pautas do segmento famílias da nossa escola durante seu mandato anual. É necessário ter disponibilidade de participação nas reuniões de Conselho de Escola, que acontecem toda 1ª quarta-feira do mês, das 19h30 às 21h, e, das Assembleias das Famílias, que ocorrem toda última 2ª feira do mês das 19h às 20h. Além disso, é preciso ter disponibilidade na participação de reuniões extraordinárias que podem ser convocadas conforme for necessário. Até a presente data as reuniões ainda são no formato serão virtual.
Acesse o formulário para a candidatura aqui neste link. O prazo para se candidatar é até dia 10 de abril de 2022.
As candidatas e os candidatos aos cargos de titulares, suplentes e presidência deverão apresentar-se à comunidade em reunião extraordinária de Assembleia de Famílias no dia 11/4/22 às 19h pelo link
Caso haja mais candidatas e candidatos do que o número de vagas, as pessoas presentes na assembleia do dia 11/4/22 decidirão quem serão as eleitas e os eleitos.
Participe!