Oficina de Xadrez

Iniciando a Oficina de Xadrez no Amorim Lima

A ideia de montar uma oficina de xadrez foi do Luis Braga, pessoa daquelas que vive tendo ideias, decorrente do insistente hábito de pensar, tão raro hoje em dia. Na hora fiquei muito interessado! Adoro xadrez, quase tanto quanto adoro futebol, ainda que minha hérnia de disco prefira o xadrez.O detalhe é que se meu futebol sempre foi fraco, meu xadrez nunca foi digno de nota. Mesmo assim, acabei me oferecendo, na certeza de que poderia auxiliar alguém nesta oficina, e, de quebra, aprender mais um pouco deste jogo.

Abertas as inscrições aos interessados em coordenar a oficina, acabei sendo escolhido, por unanimidade, para o exercício desta função! Tudo bem, reconheço que fui o único a me inscrever, mas isto é irrelevante já que o importante é a oficina e não quem está responsável por ela.

“Tá tudo muito bom, tá tudo muito bem, mas realmente” eu queria saber qual seria o objetivo desta oficina. Ensinar o jogo, treinar para competições, ou desenvolver um trabalho que auxiliasse o desenvolvimento de competências de aprendizagem? Depois de conversar com muita gente, e isto até que faço bem, cheguei à conclusão que o ideal, num primeiro momento, seria a oficina propiciar aos estudantes situações que possibilitassem o aprendizado básico do jogo: tabuleiro, peças, movimentos, regras, alguns tipos de finalização e noçoes de abertura. Quem sabe, num segundo momento, com professores mais adequados, seja possível propiciar aos estudantes voos maiores.

Tudo definido, chegara o momento de colocar a oficina para funcionar. Neste ponto contei com o apoio de muita gente na escola, sendo que dois casos necessitam de um agradecimento especial. O primeiro é para o Alexandre Hodapp, pai de um aluno do 2o. ano da manhã, que desenvolveu um material de divulgação belíssimo, o cara é uma fera! O outro agradecimento vai para o Giovanni Moreira, pessoa da equipe de apoio do Amorim, candidato a físico e amante do xadrez, que separou e me passou um material muito legal sobre o ensino do “jogo dos reis”.

E as aulas começaram esta semana. Bem, mais ou menos, tive um problema e não pude estar na primeira aula da segunda-feira. Mas na terça-feira a coisa começou a andar, e com nove alunos tivemos uma conversa sobre o xadrez seu funcionamento o tabuleiro e algumas peças. Tudo para mostrar que o “jogo dos reis” é para todos. Semana que vem pegaremos o tabuleiro e desenvolveremos atividades relacionadas ao seu conhecimento.

Abraços,

Lúcio Ferreira