Jogos Internos do Amorim – 2009
Entre os dias 14 e 17 de dezembro realizamos em nossa escola os Jogos Internos do Amorim, dando continuidade a um trabalho iniciado em 2008 com as “Olimpíadas do Amorim”.
Os Jogos escolares configuram-se como mais um momento de trabalho e de aprendizagem para os estudantes, o que significa que deve ser um espaço de afirmação dos princípios defendidos pela escola e presentes nas demais atividades de ensino e aprendizagem. Neste sentido, buscamos garantir a existência de competição nos jogos realizados (competição essa delimitada pelo espaço, tempo e regras de cada jogo), minimizando a existência de um espírito competitivo entre os estudantes (que extrapola as regras, espaço e tempos dos jogos, tornando-se uma postura de “vencer a qualquer custo”). Certamente, trata-se de um trabalho que deve ser sempre reafirmado na realização dos Jogos escolares.
Visando contribuir para a existência desses princípios durante os Jogos Internos do Amorim, adotamos os seguintes combinados:
a) Todos os estudantes que quisessem participar de uma modalidade poderiam nela se inscrever. Para isso, haveria nos jogos um momento de substituição obrigatória dos participantes e/ou revezamento das participações durante as partidas.
b) Os jogos foram organizados de modo que todos os times jogassem o mesmo número de partidas (e não no estilo “quem ganga fica”), buscando valorizar a participação igual de todos e não apenas dos que vencem.
c) A pontuação do campeonato abarcou: pontos conseguidos nos jogos(vitória, empate, derrota); pontos conseguidos pela elaboração de camisetas, bandeiras, gritos de paz e participação da torcida nos jogos; pontos perdidos por atitude de violência dos jogadores e/ou torcida (violência física e verbal).
d) Essa forma de pontuação fez com que as equipes com o maior número de vitórias nos jogos não ficassem, necessariamente, em uma classificação melhor do que outras com menor número de vitórias. Uma equipe que teve um menor número de vitórias, uma excelente participação da torcida e poucas atitudes de violência, ficou, via de regra, mais bem colocada que uma equipe que teve um maior número de vitórias e muitas atitudes de violência ao longo do campeonato.
Os quadros abaixo mostram as pontuações obtidas por cada equipe: pontuações positivas, negativas e total.
Veja também, abaixo, algumas fotos dos Jogos, enviadas pelo professor Paulo Birolini: